EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

18 de fevereiro, de 2021 | 10:15

Restaurando Hélio Oiticica

Confira os bastidores da restauração do Magic Square, no Inhotim, em Brumadinho

Brendon Ramos/Divulgação/ACS Inhotim
Oiticica deixou instruções sobre como fazer a restauraçãoOiticica deixou instruções sobre como fazer a restauração
Um episódio especial da série Bastidores, do Instituto Inhotim, será colocado no ar neste sábado (20), às 11h, mostrando tudo sobre o trabalho de restauração de uma das obras mais icônicas do local: Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, que é mais conhecida como Magic Square.

O vídeo acompanha todas as etapas de restauro e traz depoimentos da equipe técnica do Inhotim.

Esta é a segunda vez que a obra foi restaurada. Em 2013 houve um processo semelhante, e a iniciativa atual foi necessária porque ela fica exposta às condições climáticas.

Brendon Ramos/Divulgação/ACS Inhotim
Processo semelhante de revitalização já ocorrera em 2013Processo semelhante de revitalização já ocorrera em 2013
As instruções que Oiticica deixou ainda em vida para a construção e restauração de suas obras são específicas e peculiares, incluindo materiais como vassouras de pelos em vez de pincéis e rolos de pintura.

O procedimento ocorreu de agosto a novembro de 2020, período em que o Inhotim estava fechado à visitação devido à pandemia de Covid-19. Agora, os visitantes já podem ver e entrar no Magic Square novamente.

A série Bastidores e outras produções do Inhotim estão disponíveis no YouTube, Facebook e Instagram. Pessoalmente, o público pode ver o Magic Square no Inhotim às sextas-feiras (9h30 às 16h30), sábados, domingos e feriados (9h30 às 17h30), sendo preciso retirar ingressos antecipadamente on-line, via Sympla, ao custo de R$ 44 (inteira) e R$ 22 (meia-entrada).

Bruno Mattos/Divulgação/ACS Inhotim
Quatro meses foram gastos em 2020 para recuperar o visual originalQuatro meses foram gastos em 2020 para recuperar o visual original
Na última sexta-feira de cada mês (exceto feriados) a entrada é gratuita. Para quem puder visitar o instituto em mais de um dia, os passaportes têm preços mais atraentes, o que pode ser conferido no site do Inhotim. Os moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim não pagam entrada no Instituto.

Têm direito a meia-entrada crianças de seis a 12 anos; idosos acima de 60 anos; pessoas com deficiência e um acompanhante; estudantes (apresentar carteirinha ou declaração de matrícula); professores formais das redes de ensino pública e privada.

Bruno Mattos/Divulgação/ACS Inhotim
Quatro meses foram gastos em 2020 para recuperar o visual originalQuatro meses foram gastos em 2020 para recuperar o visual original
E ainda: funcionários da Vale e até três dependentes (apresentação da carteirinha da AMS); participante do Clube de Assinantes Estado de Minas mais um acompanhante (apresentação da carteirinha do titular); ID Jovem (apresentar carteirinha).

O endereço do museu ao ar livre é rua B, 20, Brumadinho (MG). O Instituto Inhotim conta com patrocínio máster da Vale (Lei Federal de Incentivo à Cultura).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário