
17 de fevereiro, de 2021 | 11:09
Relembrando o cangaço
Mandacaru, uma novela com a cara do Brasil
A novela Mandacaru foi originalmente produzida e exibida pela extinta Rede Manchete, nos anos 1990. Escrita pelo dramaturgo mineiro Carlos Alberto Ratton (nascido em Divinópolis), Mandacaru” tinha como pano de fundo o cangaço e retratou um dos períodos mais sangrentos da história do Brasil, através de personagens fictícios inseridos na realidade histórica.A história da novela foi ambientada na fictícia cidade de Jatobá, no violento sertão de 1938, ano em que Lampião foi assassinado. E apresentou ao telespectador o universo nordestino sob a ótica dos cangaceiros, fazendo um resgate histórico da região quando a repressão do Estado Novo de Getúlio Vargas anunciava o fim do cangaço.
Arquivo GB Imagem
Murilo Rosa, Carla Regina e Victor Wagner protagonizaram trama produzida e exibida originalmente pela Rede Manchete e reprisada pela Band
Logo na primeira cena, a reconstituição da morte de Lampião (Alceu Valença) e Maria Bonita (Daniela Mercury) foi gravada em película de cinema em preto e branco pelo diretor Walter Avancini, com ares de documentário de época. 
A adoção do nome Mandacaru” foi por causa de uma planta do sertão nordestino que resiste às mais duras secas. Várias cenas mostravam o fogo cruzado entre os rebeldes e a volante, como eram chamados os grupos policiais que perseguiam os cangaceiros,
A trama ocorre paralelamente ao triângulo amoroso entre o perigoso Tirana (Victor Wagner), que luta de todas as formas para manter vivo o sonho do cangaço, a bela Juliana (Carla Regina), a filha de Honorato (Jonas Mello), um coronel da região de Jatobá, e Aquiles (Murilo Rosa), um tenente disposto a tudo para acabar com o banditismo no interior do Nordeste.
A trama mostrou um universo diversificado: a questão da terra, a repressão policial, os coronéis que não queriam saber de quaisquer mudanças na dura realidade do povo local, o sertanejo sofrendo com a miséria e o banditismo tentando sobreviver.
Além disso, Mandacaru” era eivada de superstições, sexo e misticismo, e não desperdiçava a oportunidade de explorar as crendices do folclore nordestino.
A Rede Bandeirantes de TV reprisou o folhetim em 2006, em 220 capítulos, abrindo um segundo horário de novelas, ou seja, às 22h. Na TV Manchete, Mandacaru foi ao ar de 12 de agosto de 1997 a 8 de agosto de 1998, no horário das 21h30.
A novela foi inspirada no romance "Dente de Ouro", do escritor paulistano Menotti Del Picchia, sendo inicialmente escrita por Carlos Alberto Ratton, substituído posteriormente pela equipe liderada por Calixto de Inhamuns e Douglas Salgado, e com as colaborações de Gregório Bacic, Clóvis Levy, Zeno Wilde, Tairone Feitosa e Yoya Wursch.
A trama original teve 259 capítulos. No elenco estavam, entre outros, Ângela Leal, Roberto Dumont, Marília Pêra e Agildo Ribeiro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]