16 de fevereiro, de 2021 | 13:43
Lote 3.1 da BR-381 tem 91% de obras concluídas
Divulgação Dnit
O seguimento se estende por 28,6 quilômetros, percorrendo os municípios mineiros de Nova Era, Antônio Dias e Jaguaraçu

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que 91,14% de obras no lote 3.1 para duplicação da BR-381 estão concluídas. O seguimento se estende por 28,6 quilômetros, entre o km 288,40 ao km 317,00, percorrendo os municípios mineiros de Nova Era, Antônio Dias e Jaguaraçu.
O lote 3.1 tem 13 quilômetros de pistas duplicadas e OAEs liberadas entre o km 297 ao km 310, com os túneis Antônio Dias e Prainha liberados ao tráfego de veículos. Das 12 OAEs previstas, nove estão concluídas, duas em andamento, faltando iniciar apenas a ponte do Ribeirão Prainha. Ao todo, o lote tem projeto de construção para seis pontes, quatro túneis, dois viadutos e uma passagem inferior (PI). Há, ainda, três binários projetados.
A autarquia destaca ainda que já finalizou e liberou todos os trechos de pistas e obras de arte especiais (OAEs) no lote 7, entre os municípios mineiros de Itabira, Nova União e Caeté. Este lote tem 37 quilômetros de extensão totalmente duplicados, incluindo 11 OAEs concluídas, sendo seis pontes, dois viadutos e três passarelas para travessia de pedestres. Além do lote 7, o Dnit já concluiu os lotes 3.2 e 3.3.
Cuidados durante as obras
No período em que o Dnit finaliza as obras no lote 3.1, os motoristas precisam ter atenção quanto aos desvios para construção de pistas e OAEs. Eles estão alocados nos trechos: Municípios de Nova Era a Antônio Dias - km 290 ao km 294 - início nas obras de construção da ponte sobre o Ribeirão Oncinhas até as obras da ponte do Ribeirão Severo I; Municípios de Antônio Dias e Jaguaraçu - km 310 ao km 314 - Construção de pistas e obras de arte especiais (OAEs) entre o Binário Prainha até a construção da ponte sobre o Ribeirão Prainha.
O Dnit pede aos motoristas que mantenham a atenção dentro dos desvios laterais na duplicação da BR-381, quanto ao limite de velocidade de 40 km/h e seguir as orientações da sinalização provisória de obras instalada nos trechos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Marcelo Henrique Oliveira
16 de fevereiro, 2021 | 22:14PELO AMOR DE DEUS!!!
Pare de tentar ver méritos nessa PÉSSIMA obra, 91% pronta?! A obra já apresenta muitos problemas, nem foi concluída e já tem necessidade de reparos, exatamente nesse trecho descrito na reportagem, deve ter aproximadamente uns 10 pontos de recalque no pavimento rígido, ao ponto dos irresponsáveis colocar placas alertando sobre o recalque. Obra péssimamente feita.”
Daniel
16 de fevereiro, 2021 | 19:16Trafego neste trecho toda semana. As obras estão paralisadas a mais ou menos 6 meses.”
Kepler Geraldo da Silva
16 de fevereiro, 2021 | 15:29Estou sem saber agora, tráfego na BR todo final de semana e não estou presenciando nenhuma obra. Está tudo parado.”