15 de fevereiro, de 2021 | 17:07

Iphan abre processo para tombamento histórico do Forno Hoffman

Administração municipal realiza intervenções no Forno Hoffmann; retirada do gradeamento de madeira visa atender recomendações técnicas para estabilização da estrutura do equipamento público.

Divulgação

O município de Timóteo recebeu retorno positivo sobre o pedido de abertura do processo de tombamento e o status de “Tombamento Provisório” do antigo Forno Hoffmann, localizado no bairro Novo Horizonte, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos também foram retomados para o reconhecimento do Forno junto ao Instituto Estadual do Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). No âmbito municipal, o processo de tombamento local será devidamente instruído a partir do mês de março, informou o governo municipal.

Como forma de garantir a segurança e integridade do edifício histórico, a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte de Lazer iniciou intervenções na área interna do Forno Hoffmann. No fim de janeiro foi instalado um canteiro de obras por parte da empresa Consen Engenharia, licitante vencedora do certame, para a retirada do gradeamento de madeira e dar estabilidade do equipamento. Nesta semana teve início efetivo dos trabalhos de remoção do madeirame que sustenta a cobertura do Forno Hoffmann.

Considerado o valor histórico atribuído ao Forno Hoffmann, após a retirada de todo o gradeamento de madeira, as peças serão devidamente acomodadas na área interna do equipamento, para futura avaliação quanto ao seu estado de conservação.

Os fornos do tipo Hoffmann eram utilizados para queima de produtos de cerâmica vermelha e usavam lenha como combustível. No caso do forno instalado em Timóteo, em 1945, sua produção de tijolos foi destinada à construção da antiga Companhia Aços Especiais Itabira (Acesita), hoje Aperam e das casas erguidas em vários bairros montados pela companhia para abrigar seus funcionários.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário