12 de fevereiro, de 2021 | 11:00
Moda verde e Semana de Nova York
Wagner Penna e as novidades do mundo fashion
O assunto moda verde tornou-se recorrente no noticiário fashion, sinalizando uma preocupação real com os novos modos e meios de produzir vestidos, sapatos e bolsas + joias & afins. Obviamente que a principal preocupação é com o desperdício, a justiça social, a preservação ambiental e por aí afora.Mas o lado comercial e financeiro também entra forte no jogo. No primeiro momento, tudo isso quer dizer aumentar custos, mas na etapa seguinte a iniciativa começa a gerar ganhos mais interessantes do que os atuais. No faturamento indireto, conta muito a boa imagem das marcas.
Tudo isso significa que, mais cedo do que se pensa, o setor vai atrair robustos investimentos. Fazendo um paralelo com outros setores produtivos, o principio do ESG (governança social, corporativa e ambiental) já define a prioridade dos investidores nas empresas, via bolsas de valores.
Isso indica que promover ações sociais ou evitar poluição na produção, tornou-se mais importante do que ter criatividade fashion. É assim que funciona o mercado e é assim que o futuro da moda vai sendo definido nessa fase quase pós-pandemia.
VAIVÉM
* Um grupo de estilistas de Beagá vai oficializar a constituição de uma nova entidade, a A.Criem Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais -, em reunião no Sindivest-MG. Será no próximo dia 24. ***
* A Semana de Moda de Nova York será entre 14 e 18 de fevereiro, reduzida a quatro dias. Mas tem novidade: haverá dia de vendas da moda masculina e outro só para mostrar a moda de criadores negros. Outro detalhe é que só duas marcas farão desfiles presenciais, e o restante só em vídeos. E mais: mitos pesos pesados da moda americana não participam dessa edição. ***
* o aplicativo Tik Tok não brinca em serviço. Vai realizar a 2ª edição do Tik Tok Fashion Month durante as semanas de moda de Nova York, Londres, Milão e Paris, que se estendem dessa semana até o fim de março. Quem quiser ver tudo ao vivo é só ir para as contas do aplicativo. ***
PONTO FINAL - As pesquisas indicam que a moda no pós-covid-19 vai para as alturas. De acordo com um estudo da M.Shahbandeh, o valor do mercado global de vestuário deve crescer de 1,5 trilhão de dólares em 2020 para cerca de 2,25 trilhões de dólares em 2025, mostrando que a demanda por roupas e sapatos está crescendo. O aumento na demanda levou a indústria têxtil a adotar a automação, diminuir custos e entregar produtos de acordo com as preferências do cliente. Amém!
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