12 de fevereiro, de 2021 | 06:25

Governo de Minas espera vacinar população com mais de 60 anos até abril

Atualmente são vacinados, idosos com mais de 90 anos e profissionais da área da saúde

Pedro Gontijo/Agência Minas
Desembarque de vacinas no aeroporto internacional Tancredo Neves, em ConfinsDesembarque de vacinas no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Confins

Os primeiros efeitos da vacinação da população, contra a covid-19, devem impactar na redução de internações em UTIs, somente no mês de abril. A afirmação é do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Também no mês de abril a maior parte da população idosa do estado deve ter sido vacinada, inclusive os idosos acima de 60 anos. Atualmente são prioritários os grandes idosos, de 90 anos ou mais, e servidores da linha de frente do combate à pandemia na área da saúde.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, o público alvo desta nova etapa é formado por 107.931 mil idosos com mais de 90 anos e de 42.353 trabalhadores de saúde.

"Se tudo correr bem, em março e abril, já teremos todas as doses para esses grupos prioritários", projetou.

Amaral acredita que os primeiros efeitos da vacinação poderão ser percebidos na redução no número de internações em UTI decorrentes de complicações da covid-19.

"O que esperamos, do ponto de vista de ocupação da terapia intensiva, que é marcador do Minas Consciente, é, à medida que tivermos grupos prioritários (acima de 60 anos vacinados já com a segunda dose), imunizados, podemos sim ter uma redução na taxa de ocupação", disse.

O secretário admitiu, entretanto, que para que a vacinação produza efeito na redução de transmissão da doença como um totó vai levar ainda um tempo.

"Falar sobre redução significativa no número de transmissão, número de casos, vamos precisar de um número maior de vacinados", disse.

Veja também:
Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados contra covid em Ipatinga

Pedro Gontijo/Agência Minas
Profissionais da saúde que receberam a primeira dose agora já recebem a segunda etapa da imunização Profissionais da saúde que receberam a primeira dose agora já recebem a segunda etapa da imunização

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário