10 de fevereiro, de 2021 | 10:29
Operação Dispensa Geral cumpre mandados de busca em Ipatinga
PCMG cumpre mandados de busca e apreensão em Ipatinga relativos a investigação em Santa Luzia
A Operação Dispensa Geral levou policiais civis a cumprirem 15 mandados de busca e apreensão na manhã de terça-feira (9). A operação faz parte das investigações sobre irregularidades na contratação de serviços pela Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As ordens judiciais foram cumpridas em outros municípios, entre eles, Ipatinga, no Vale do Aço.
As investigações apontam suspeita de irregularidades em dois procedimentos de dispensa de licitação da Prefeitura de Santa Luzia. Segundo o que foi apurado até então, a administração municipal contratou uma empresa de serviços gerais visando à terceirização de diversos postos de trabalho no município no ano de 2018.
Os dois contratos decorrentes da dispensa de licitação, analisados na investigação da Polícia Civil, apontam suspeitas de sobrepreço, podendo alcançar aproximadamente R$ 9,3 milhões em valores não corrigidos.
Com a Operação Dispensa Geral, os policiais cumpriram 15 mandados de busca e apreensão na terça-feira. Além de Santa Luzia, cidade origem da investigação, os investigadores estiveram em Belo Horizonte, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Ipatinga, além de Cotia, no interior do estado de São Paulo.
A reportagem do Diário do Aço apurou que o alvo das buscas em Ipatinga foi uma residência localizada na rua Jequitibá, bairro Horto. O responsável, entretanto, não foi encontrado por estar em viagem.
Na ação policial, as equipes apreenderam documentos, celulares, computadores e dispositivos de armazenamento de dados, que serão analisados durante a investigação. Além disso, após pedido da PC, foi autorizado pela Justiça o sequestro de valores financeiros nas contas dos suspeitos de quase R$ 14,8 milhões.
A Operação Dispensa Geral foi coordenada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção que organizou toda a operação durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão para os alvos da investigação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]