09 de fevereiro, de 2021 | 14:32

A bancada dos deputados energúmenos 

Rodrigo Alves de Carvalho *

O recém-eleito deputado estava entusiasmado com o início de trabalhos na câmara federal. Cheio de ideias e projetos para beneficiar a população que o havia escolhido como seu representante, o jovem deputado iria participar da primeira reunião de sua bancada, onde discutiriam sobre assuntos de futuras reuniões e projetos vindouros. 

O líder da bancada, um velho cacique político que estava em seu quinto mandato abre as discussões: 

- Sobre o projeto para o programa de casas populares seremos contra! 
Os outros deputados anotavam em seus laptops. O velho deputado continua: 

- Já o projeto que diminui impostos aos insumos agrícolas votaremos a favor, por ser de autoria do nobre colega da bancada ruralista.  Todos anotaram. 

- Agora esse projeto para aumento de nossos subsídios que serão destinados à moradia, roupas e viagens, iremos votar a favor. Claro! 

Todos aplaudiram sorridentes. Já o jovem deputado não aguentou mais e pediu a palavra: 

- Senhor deputado, eu queria dizer que não concordo com os termos que foram colocados aqui. Não sou contra o programa de casas populares para as famílias de baixa renda, tampouco estou certo que o aumento de nossos subsídios vai agradar a população. 

- Agradar a quem jovem rapaz? 
- A população que nos elegeu como seus representantes. 
Todos os deputados caíram na risada, uns até tiveram acesso de tosse, outros chegaram a vomitar de tão engraçado. O velho político se levantou e com o dedo em riste vociferou: 

- Ora jovem deputado de merda! Não me venha com esse papinho de representante do povo. Temos que cuidar do que é melhor para nossa bancada, nossos partidos e os grupos que representamos nessa joça! 

O jovem deputado assustado ainda tenta ser convincente:  
- O povo nos elegeu para que fossemos suas vozes no congresso! Temos que fazer valer o voto de cada trabalhador, de cada cidadão humilde que nos colocou aqui e ... 
- Cale a boca rapaz! O povo só serve para nos eleger, depois disso temos compromissos com o poder. Quem é situação busca perpetuar-se no poder e quem é oposição faz de todas as formas conluios para derrubar quem está no poder e assumir o posto. Política é isso! Muito simples de se entender. Ou você fica nessa utopia de representar o povo ou segue a nossa cartilha como todo deputado que quer se dar bem nesse jogo.  

O jovem e triste deputado pensou um pouco e respondeu amuado. 
- Tudo bem. Vou seguir o que a bancada ordena! 
 
* Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário