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09 de fevereiro, de 2021 | 14:36

Diversidade é essencial no mundo corporativo, mas não pode apenas ficar no discurso

Niviani Rudek*

“O objetivo final é que haja uma transformação no ambiente da empresa, buscando o engajamento e a conscientização”

Nos últimos tempos, você pode ter ouvido muito falar sobre temas relacionados à diversidade, especialmente por conta da luta por direitos para as minorias e o combate ao racismo, homofobia e outros preconceitos. O debate sobre a importância de contar com um ambiente inclusivo ultrapassou as barreiras da sociedade de modo geral e chegou ao ambiente corporativo nas pequenas e grandes empresas.

O tema ganhou grande espaço na mídia com a notícia de que a Magazine Luiza só selecionaria negros para a sua próxima etapa de seu programa de trainee. Apesar de gerar algumas polêmicas, a decisão foi celebrada como uma tentativa de aumentar a presença de negros no mercado de trabalho e em cargos de liderança. Esse é um movimento que vem ganhando cada vez mais força e deve se tornar uma condição essencial para que as empresas se mantenham competitivas no mercado nos próximos anos.

Um estudo da consultoria Mais Diversidade, publicado pela revista Você RH, apontou que 97% das empresas pesquisadas pretendem ampliar o orçamento direcionado para a diversidade em 2021. Mas por que isso é algo tão importante e como fazer com que, de fato, a empresa incorpore a diversidade em seu DNA?

O primeiro fator de grande importância é que uma equipe diversa, que conte com pessoas de diferentes formações, experiências, idades, classes sociais, culturas e raças, é mais produtiva. Você combina diferentes possibilidades de solução para um problema e consegue um resultado completo e viável e, a depender do projeto, mais rápido e rentável. Uma pesquisa da consultoria McKinsey apontou que empresas com equipes plurais alcançam resultados até 21% maiores em relação àquelas em que tal fator não é prioridade. E não apenas isso. A diversidade pode causar impactos profundos a ponto de oferecer à empresa uma mudança de posicionamento, de atuação ou da criação de novos produtos e serviços.

O segundo fator também diz respeito aos benefícios para a própria empresa. Lutar por diversidade e inclusão se tornou um fenômeno global tão valorizado que o indicador ESG (que aponta para a valorização a questões, ambientais, sociais e de governança), está se tornando essencial para a realização de negócios. O banco Goldman Sachs, a bolsa de valores Nasdaq e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM), ainda em etapa inicial, já consideram o indicador como um elemento decisivo para as negociações nas empresas.

Mas não há como deixar de abordar o fator social envolvido nessa questão. Incluir na cadeia de trabalho populações que sofrem com a exclusão, seja por conta de sua raça, opção sexual, sexo, nacionalidade ou condição social significa corrigir uma injustiça social que ainda persiste no país.

Investir em diversidade significa contribuir para um mundo menos desigual e, consequentemente, melhor para todos. Com uma conscientização no cenário corporativo em relação ao tema e ao colocá-lo como um de nossos propósitos, o mundo só tem a ganhar.

Em alguns casos, as empresas precisarão atuar na capacitação e preparação de alguns desses profissionais, mas a longo prazo isso será extremamente benéfico não apenas para o colaborador. Se uma empresa atua diretamente para a evolução desse colaborador no ambiente de trabalho o resultado será uma pessoa motivada com as oportunidades e, para a empresa, isso significará a descoberta e retenção de novos talentos em seus quadros.

Em um mercado como o da tecnologia, em que a mão de obra tem se tornado cada vez mais escassa, isso poderá fazer toda a diferença no futuro.

Um estudo do site Vagas.com mostrou que, para 62% dos profissionais de RH, suas empresas não estavam preparadas para lidar com o tema.

O resultado disso é o enfraquecimento e o fracasso das políticas propostas. Afinal, sem que o tema esteja incluído verdadeiramente no DNA da empresa tudo fica mais difícil. É preciso implementar um processo real de gestão de mudança organizacional (GMO), conduzido por pessoas de fora da empresa e que visa transformar a cultura e a incorporar conceitos essenciais de transformação. Essa gestão acontece através de um projeto estruturado, com metas, atividades, cronograma e objetivos bem definidos, que permitirá identificar as motivações e queixas dos funcionários entre os mais e menos envolvidos com a empresa e buscar a resolução de problemas. Para isso, serão trabalhadas políticas de comunicação para fazer com que medos, inseguranças e frustrações sejam enfrentados. No contexto atual, a busca pela adaptabilidade se torna uma capacidade cada vez mais essencial e é isso que a gestão de mudanças procurará despertar na cultura da empresa.

O objetivo final é que haja uma transformação no ambiente da empresa, buscando o engajamento e a conscientização dos colaboradores. Fazê-los entender que as diferenças não vêm para desagregar, desmotivar ou prejudicar determinada pessoa e sim promover um processo de transformação benéfico para todos. Vivemos em uma sociedade multicultural e as empresas que entendem e incorporam esse conceito de fato entendem a realidade onde atuam e se diferenciam no mercado. E os profissionais envolvidos nesse processo também se transformam, se tornam mais tolerantes, agregadores e obtêm melhores resultados.

* Diretora de operações da Gateware
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