Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de fevereiro, de 2021 | 17:00

Vale do Aço tem vários casos de clonagem e tentativa de clonagem de celular

O tempo todo os criminosos tentam convencer as vítimas a informar os seis dígitos da verificação do aparelhoO tempo todo os criminosos tentam convencer as vítimas a informar os seis dígitos da verificação do aparelho

Vários usuários de telefones celulares reclamam da clonagem ou tentativa de clonagem de telefones. Nesta quarta e quinta-feira os criminosos digitais agiram pesado, enviando mensagens via SMS em massa para clonar os aparelhos, em especial as contas do aplicativo WhatsApp, para aplicar golpes.

A reportagem do Diário do Aço recebeu entre a tarde de quarta-feira e manhã de hoje, seis reclamações de leitores alertando sobre a ação em massa dos golpistas.

Em um dos casos a clonagem chegou a ser concluída e todos os contatos da lista da pessoa que teve o telefone clonado passaram a receber pedidos de empréstimo em dinheiro.

Em todos os casos denunciados, o procedimento dos golpistas é o mesmo. Eles repedem insistentemente a mensagem via SMS: “Nos informe o código de 6 dígitos encaminhado via SMS”

Em um dos casos a mensagem para “fisgar” a vítima era uma oferta de sorteio de “Diárias em nossa pousada, por três dias, com tudo incluído”. Para isso a vítima deveria informar os seis dígitos que aparecem no visor. Pelo menos três pessoas afirmam que receberam mensagens parecidas nessa quarta-feira (3).

Veja mais sobre golpes na internet
OAB pede investigação do vazamento de dados de 220 milhões de pessoas
Idosa perde R$ 10 mil no golpe da venda de carro pela internet

Como ocorre a clonagem?



Para conseguir clonar os aparelhos os golpistas enviam mensagens via SMS aos usuários, normalmente se passando por alguém conhecido ou uma empresa que já tiveram números clonados também e pedem que sejam informados os seis números que aparecem na mensagem recebida.

O que são esses seis números? Trata-se de um código de verificação do aparelho que o exibe. Caso a pessoa esteja desatenta e responda à mensagem ao receber os seis dígitos o golpista terá plenas condições de fazer a clonagem do aparelho da vítima, em especial contas de aplicativos como o WhatsApp.

Algumas recomendações para evitar cair no golpe são: primeiro ficar atento a qualquer mensagem estranha, com links clicáveis e que tenham códigos numéricos com seis dígitos. Jamais clique nesses links e nunca responda às mensagens. Não informe códigos de verificação enviados para o seu telefone.

Caso você se descuide e seu telefone seja clonado, envie mensagens à sua lista de contatos alertando que teve o telefone clonado e que desconsiderem pedidos de empréstimos de dinheiro.

Avise aos seus familiares, idosos, ou pessoas que não estão acostumadas a lidar com o mundo digital, mas possuem smartphone, sobre a possiblidade desse tipo de golpe. Entre as vítimas preferenciais dos golpistas estão justamente essas pessoas.

Caso seja vítima de um golpe ou tenha um telefone clonado nunca deixe de acionar a polícia para o registro da ocorrência e acione imediatamente sua operadora de telefonia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Andreia Vicente

05 de fevereiro, 2021 | 10:43

“quero saber como falar com a operadora de telefonia?, fiz anúncio no Olx e os golpistas bombardearam meu telefone, tentei falar com a minha operadora que é a OI, não consegui, só da secretaria eletrônica .”

Envie seu Comentário