28 de janeiro, de 2021 | 16:55

Lideranças pretendem somar esforços para reabertura do Aeroporto Regional

Bruna Lage
Reunião foi realizada na sala da Presidência da CâmaraReunião foi realizada na sala da Presidência da Câmara


Em reunião promovida na tarde desta quinta-feira (28), por iniciativa da Mesa Diretora da Câmara de Ipatinga e da comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, lideranças políticas e empresariais discutiram a reabertura do Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado em Santana do Paraíso e que está fechado desde maio de 2020. O encontro contou com a presença do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL); do superintendente do aeroporto, Ronan Fernandes Moreira Neto; do vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto; vereadores da Casa, dentre outros. A deliberação tirada foi de somar esforços para que a obra seja iniciada.

O presidente da Câmara, Antônio José Ferreira Neto, Toninho Felipe (Cidadania), salientou que as lideranças não podem cruzar os braços diante do assunto, que representa um entrave para o desenvolvimento do Vale do Aço. Já o prefeito Gustavo Nunes destacou que esteve há poucos dias em Belo Horizonte, onde recebeu a notícia de que as obras serão iniciadas no mês de março.

“Passado o período de chuva (tradicionalmente entre dezembro e março), os trabalhos deverão começar. Pode ser que seja feita a reforma, mas não inicie as atividades. Existe também uma discussão para ampliação, onde seria aumentada a capacidade de passageiros em dez vezes. Dessa forma, abriríamos mercado e outras empresas poderiam se instalar aqui, gerando, inclusive, redução do valor da passagem”, avalia Gustavo Nunes.

O prefeito acrescentou que está empenhado não apenas na reabertura, mas na ampliação do equipamento. “Fomos muito bem recebidos na reunião que tivemos, mas precisamos correr atrás para que isso saia do papel”, alertou.
O presidente da Fiemg Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, lembrou que algumas intervenções já podem ser feitas no local, independentemente das intempéries. “Não temos chuva nesse momento e precisamos agilizar isso, porque o aeroporto faz uma falta tremenda para o Vale do Aço, para as empresas. Se depende do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) assinar, precisamos viabilizar isso, pois a perda tem sido enorme”, alertou.

Ronan Fernandes Moreira Neto ponderou que a retomada das operações depende da realização das obras na pista. “A Infraero assumiu no fim de 2020 com a missão de administrar o aeroporto e desenvolvê-lo. Hoje tem apenas uma companhia aérea (a Azul Linhas Aéreas), com as limitações do terminal de passageiros. Existe uma intenção, um plano de desenvolvimento elaborado pela Infraero, para ser apresentado ao governo do estado. Esse plano prevê justamente o desenvolvimento do aeroporto em fases, o aumento de capacidade, melhoria de infraestrutura, equipamento de navegação aérea, enfim, direciona o crescimento do aeroporto para os próximos anos”, vislumbra.

O superintendente explica que a previsão do governo do estado é que a obra comece em março e que no mês de julho já tenha sido concluída. “Com essa obra finalizada, poderemos ter o cenário de antes, dos voos da Azul, sem nenhuma ampliação de capacidade”, reforça Ronan.

Futuro
O superintendente destaca que existe um fundo nacional de aviação civil e que tem recursos para investimento em aeroportos. “Mas o primeiro passo é fazer um plano diretor e a contratação ficaria a cargo do governo do estado, que é quem tem outorga de operação do aeroporto. A avaliação que faço da reunião desta quinta-feira é que existe uma intenção geral dos representantes para tentar ganhar força política, em prol do desenvolvimento do aeroporto e da região”, avaliou.

Leia mais:
Obras no aeroporto vão começar em março
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pedro

28 de janeiro, 2021 | 22:11

“Não coloquem o Celinho do Sintrocel no meio se não essa obra muda para março do ano que vem que é ano de eleição”

Joanas

28 de janeiro, 2021 | 18:49

“Esta historia deste aeroporto e uma novela. esta obra ja falaram em inicio varios meses anteriores e so papo cada reuniao e uma data diferente de inicio das obras tudo mentira falam isto so pra dizer que nao tem previsao.”

Envie seu Comentário