27 de janeiro, de 2021 | 15:52

Infestação do mosquito Aedes aegypti está acima da média em Timóteo

Divulgação
A média, em toda a cidade, é de 5,2%, sendo que o máximo preconizado pelo Ministério da Saúde está entre 1% e 3,9%A média, em toda a cidade, é de 5,2%, sendo que o máximo preconizado pelo Ministério da Saúde está entre 1% e 3,9%

O Centro Controle de Zoonoses do Departamento de Vigilância em Saúde de Timóteo divulgou o primeiro Levantamento de Índice Rápido pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano. A média, em toda a cidade, é de 5,2%, sendo que o máximo preconizado pelo Ministério da Saúde está entre 1% e 3,9%. Qualquer valor acima disso sinaliza uma situação de risco para um surto, explica a administração local.

Segundo informações do Centro de Controle de Zoonoses, em alguns bairros a infestação chega a quase 15%, como é o caso do Macuco, com 14,29%; Bromélias, com 12,50%; e Vila dos Técnicos, com 10%. Embora outros bairros tenham registrado índices menores, os percentuais, porém, estão muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Com esses dados, a população deve redobrar a atenção, haja vista que em Timóteo 90% dos focos identificados estão no interior das casas. Os criadouros predominantes, segundo os levantamentos, continuam sendo vasos de plantas, recipientes de degelo, materiais de construções, calhas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, caixas de inspeção e ralos.

A população precisa estar atenta e alerta em relação aos focos do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, zika e febre amarela. Segundo a Vigilância Epidemiológica, dez minutos por semana são suficientes para fazer uma varredura no interior das residências e evitar a proliferação do Aedes aegypti.

“É muito importante que a população continue mobilizada para evitar novos casos. A Prefeitura de Timóteo tem feito o seu papel por meio das visitas domiciliares pelos Agentes de Combate a Endemias, por isso o comprometimento dos moradores é fundamental para erradicar o mosquito da dengue”, alerta o Centro de Controle de Zoonoses do Município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário