25 de janeiro, de 2021 | 17:45

Gustavo Nunes explica saída do Minas Consciente e adianta data para retorno às aulas

Bruna Lage
Chefe do Executivo detalhou motivos para decisão e assegurou que cidade não ficará ao Deus dará 	Chefe do Executivo detalhou motivos para decisão e assegurou que cidade não ficará ao Deus dará


O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), concedeu entrevista na tarde desta segunda-feira (25) sobre a saída do município do programa Minas Consciente, publicada por meio de decreto na sexta-feira (22) e divulgada na versão impressa do Diário do Aço no domingo (23). Segundo ele, a redução da taxa de ocupação de leitos no combate à covid-19 foi um dos motivos para a desvinculação. O chefe do Executivo anunciou ainda o dia 22 de fevereiro como a data para o retorno às salas de aula, de forma híbrida (aulas remotas e presenciais).

Conforme explicou, no dia 1º de janeiro, quando assumiu o cargo, a taxa de ocupação de leitos estava acima de 90%, percentual que, atualmente, teria sido reduzido à faixa dos 60%. “Se estivéssemos participando do Minas Consciente, estaríamos na onda verde. No ano passado, num momento em que os municípios estavam enfrentando algo totalmente novo, muitos ficaram ao Deus dará. Quando veio o programa, alguns prefeitos optaram por participar para tirar sua responsabilidade e jogar para o estado. Mas nós não fomos eleitos para isso. Através de um estudo muito técnico dos números e tendo a ciência que a responsabilidade de gestão é nossa, optamos por deixar o programa”, resumiu.

Sobre os protocolos para enfrentamento à covid, o prefeito assegurou que a desvinculação ao programa não significará o caos. “Estamos conversando com todas as entidades e orientando, também sentamos com diretores das escolas para entender qual é o melhor caminho para a cidade de Ipatinga. Faremos uma fiscalização rigorosa e os estabelecimentos que não cumprirem serão penalizado”, alertou o prefeito.

Cinema
Sobre o funcionamento do cinema do Shopping Vale do Aço, o prefeito adiantou que haverá uma discussão no sentido de voltar a operar ou não e os protocolos para tal.

Aulas
O prefeito acrescentou que 99% dos diretores entenderam que o modelo atual de ensino não atende e ficou definido que somente 50% da capacidade da sala de aula estará no ambiente escolar e a outra parte, de forma remota. “Parte dos protocolos visa o distanciamento dos alunos e também uso de máscara. Haverá pedal para condicionamento de álcool gel e aferição de temperatura nas entradas. Estamos fazendo implantação dos lavatórios para que possam lavar as mãos e carpete para desinfeção dos calcados”, esclareceu.

O secretário municipal de Educação, Sérgio Mendes, destacou que a educação precisava de uma discussão mais profunda, porque, segundo os diretores, não seria possível continuar como estava. “Construímos um plano municipal de retorno às aulas. Queremos fazer da forma mais segura, consciente e de forma híbrida. Todos receberão material impresso. Outro ponto é que o prefeito autorizou convocação de concurso público para os cargos vagos na educação, para várias áreas. Tudo visando à segurança neste retorno”, reforçou.

Questionamentos
Sobre a nota de repúdio emitida pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Gustavo Nunes frisou que respeita, mas que o protocolo visa o cuidado com a vida dos alunos. “Aquela escola que não cumprir com as normas terá atividade paralisada. A conversa já foi feita com os diretores e há sim empenho para que sejam cumpridas”, salientou.

O sindicato repudiou a decisão do Governo Municipal de sair do Programa Minas Consciente. Sobre o retorno às aulas, o SindUTE acredita que foram esvaziados os protocolos discutidos e aprovados pela comissão responsável, integrada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público e pelo próprio Sind-UTE/MG, entre outras entidades.

Sobre o diálogo com o sindicato, Sérgio Mendes garantiu que estava aguardando a finalização do plano municipal de retorno às aulas, que ficou pronto no fim de semana. “Agora estamos aptos para que seja apresentado aos diretores, sindicatos e ao Ministério Público, será algo tratado de forma coletiva, não será de cima para baixo”, afirmou.

Protocolos
Sérgio Mendes disse ainda que o ano escolar terá início no dia 3 e no dia 22 de fevereiro as aulas das redes pública e privada, inclusive creches e berçários, poderão ser retomadas, conforme prevê o decreto. “Iniciaremos no modo híbrido, teremos de forma remota e presencial, com escalonamento das turmas, uma parte atuando num dia e a outra, em outro. Estamos discutindo alguns modelos, como por exemplo: alunos do 6º ao 9ª ano, onde metade teria aula e os outros 50% ficariam de forma remota. Um escalonamento de forma segura, com distanciamento e com toda estrutura necessária”, apontou.

Leia também:
Ipatinga deixa o programa Minas Consciente
Ipatinga começa a discutir retorno às aulas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Julia Mendes da Silva

01 de fevereiro, 2021 | 18:45

“Absurdo a forma que está sendo discutido o retorno das aulas. Votei no Bolsonaro, joguei meu voto fora. Arrependi amargamente qdo começou a pandemia. Vejo algumas pessoas defenderem, pq será que não continuou o lava jato? Saiu um ladrão da presidência e entrou assassino, homem totalmentesem coração, só pensa em dinheiro. Aqui em Ipatinga agora temos filho dele, como recebeu fortunas dos emresarios e militares para sua campanha, agora para cumprir o que prometeu a eles coloca a vida da cidade em jogo. Pensa bem prefeito no que está fazendo, será que solidariza com tantas famílias que estão perdendo seus entes queridos. Fala o tempo todo em fiscalização,pq não fiscaliza de fato? E ainda fala de voltar as aulas para crianças de creche? Onde o Sr. está com a cabeça? Fala que a decisão é dos pais? Sinceramente viu, não esperava isso, como pude ser tão otária pela segunda vez em votar em alguém que não prima pela vida? Pense bem no que está fazendo.”

Nalba Karine

27 de janeiro, 2021 | 06:33

“O problema é que o decreto prevê máximo de 50% dos alunos em sala de aula, limitando ão máximo de 30 alunos. Alguém aí já viu uma sala de aula com 60 alunos na rede municipal?
Acredita que 30 alunos em uma sala é um número reduzido?
A legislação brasileira prevê máximo de alunos permitidos em sala de aula de 25 alunos. Como 30 alunos seria 50% disso?
Como praticar distanciamento com 30 alunos em uma sala de aula em qualquer escola municipal de Ipatinga?
Não nenhuma especificação sobre bebedouros. Os bebedouros das escolas já são poucos para a antiga situação que vivíamos. A maioria dos alunos não levam garrafa para a escola e bebem água amparando a mão debaixo da torneira ou até mesmo a boca. Qual foi o planejamento da prefeitura para isso? Vão disponibilizar água mineral em copos individuais e lacrados para cada aluno? Espero que sim.
Fiquemos atentos. Estamos sendo chamados de burros ou extremamente desatenciosos.
O lobo se veste de cordeiro!”

Antonio Eliziario Marques Neto

27 de janeiro, 2021 | 01:18

“Bom dia
Nos não podemos deixar nossas crianças,mais presas dentro de casa,quem garante que essa vacina e tão eficaz assim,vc pode tomar a vacina é derepente contrair a covd19,indiferente de política nossos filhos não ficar sendo passado de ano sem saber nada tem muitas crianças que nem internet ou celular tem e aí elas vão ficar prejudicadas,sei que estamos passando por uma pandemia,mas o parque Ipanema está sempre cheio,filas nos bancos,trenzinho rodando,clubes,criticar e muito fácil,agora quero ver e fazer,vcs reclamam do Bolsonario, porque ele não deixa os corruptos roubar,obras super saturadas o exército está fazendo,porque vcs não criticam o STF que deu plenos poderes aos governadores e prefeitos,foram comprados respiradores em lojas de vinhos no Amapá,Lula e Ronaldinho disseram que não se faz copa do mundo sem estádio,hospitais não era necessário, por vcs não criticam esses caras,se vcs procurar tem vídeos deles falando isso.O Brasil estava acostumado a corrupção,agora acabou será que vcs não encheu a isso ou só vê o erro dos outros e esquecem de tirar a trave que tem dentro dos olhos de vcs,hipócritas.”

Clesio

26 de janeiro, 2021 | 11:57

“Porque do espanto esse prefeito e filhote de Bolsonaro. Não está preocupado com o povo. Se ele pegar essa doença vai se tratar lá em São Paulo que nem o prefeito de Valadares fez. Temos um aumento da doença em todo Brasil o que passa na cabeça desse CARA.”

Altair

26 de janeiro, 2021 | 11:33

“O Brasil é o Estados Unidos já têm as gerações mais burras do mundo: as que votaram em Bolsonaro e Trump.”

Marcos Souza

26 de janeiro, 2021 | 10:33

“Quando esse prefeito foi eleito, o objetivo com certeza era fazer voltar a vida das pessoas ao normal antes da pandemia, não gostaram do prefeito anterior ter fechado o comércio e afins, agora no meio da disparada dos casos de covid e aumento do numero de óbitos, querem voltar as aulas, muitos alunos moram com os avós ou tem pais no grupo de risco, guardem o nome do prefeito e do secretário de saúde.”

Henrique Oliveira

26 de janeiro, 2021 | 10:24

“Acredito que esse prefeito não está andando no centro de Ipatinga e vendo a realidade do descontrole da pandemia na região e o número alto de óbitos, Sr prefeito análise o município não só pela economia mais sim pelas vidas de quem estão correndo risco, aí da mais os idosos e pessoas com comorbidades, pois essa fiscalização que o Sr está fazendo não está nem tampando o sol pela peneira.”

Marta Almeida

26 de janeiro, 2021 | 08:21

“Que absurdo!”

Ferreira

26 de janeiro, 2021 | 07:50

“Gente, que tamanha irresponsabilidade, crianças, professores não transmitem o vírus? Eu não estou querendo mandar meus filhos pra escola, estão resguardados em casa, pra que então ficou um ano sem aulas, e agora volta sem vacina do mesmo jeito que tava antes, colocando alunos se professores em risco, fico pensando, será o carnaval, será as papelaria que não vão ter o lucro do início do ano? Porque com certeza não estão preocupados com as pessoas, será que os prefeitos vão mandar seus filhos para as escolas? Fica a dúvida”

Carlos

26 de janeiro, 2021 | 07:19

“Isso ai prefeito , ando por aí e os padrinhos estão cheios de criança, as praças então cheia de jogadores de baralho, não podemos ter as gerações mais burra do nosso mundo, moro nos Estados Unidos e lá às aulas voltaram em outubro do ano passado, parabéns, no Brasil tbm já era para nossas crianças estarei nas escolas”

Rolando Lero

25 de janeiro, 2021 | 21:09

“Não entendo porque metade dos alunos teria aulas presenciais e a outra metade aulas remotas. O critério é quem pode contrair a doença e quem não pode? A questão de protocolos é ótima no papel, mas na realidade não funciona. Se nem os adultos seguem protocolos imagine as crianças. Basta ir em supermercados, bancos, farmácias, casas lotéricas para perceber como as pessoas respeitam o distanciamento.”

Eduardo

25 de janeiro, 2021 | 21:07

“Estamos com uma cepa do vírus circulando pelo Brasil e a vacinação está lenta! Este retorno as aulas expõem a saúde das pessoas que residem no mesmo domicílio com as crianças. A fala do prefeito em relação ao controle rígido, como define seu decreto, entra em contradição com a quantidade de pessoas aglomeradas no parque Ipanema, nos trenzinhos que circulam pela cidade e até mesmo em estabelecimentos nos bairros que estão permitindo a entrada de clientes sem máscaras, e os próprios funcionários não respeitam o distanciamento e não estão acatando as regulamentações sanitárias estabelecidas. Os profissionais da área de educação são seres humanos, têm famílias, estão na linha de frente. Será que este plano de retorno às aulas foi amplamente discutido com todos os profissionais da área de educação? Se a maioria desses profissionais forem contra este plano as aulas começarão dia 22?”

Anonimo

25 de janeiro, 2021 | 18:28

“Mentira mais descabida. Somos seres humanos e não números. E na reunião com diretores nem foi discutido sobre a volta das aulas.”

Envie seu Comentário