25 de janeiro, de 2021 | 17:00

Governo de Fabriciano garante transporte ao Hemominas para quem quer doar sangue

Divulgação
É fornecido transporte e alimentação aos doadores até o Hemominas, em Governador ValadaresÉ fornecido transporte e alimentação aos doadores até o Hemominas, em Governador Valadares

O Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM), gerido pela administração de Coronel Fabriciano, reforça campanha para doação de sangue. Além de chamar a atenção da população em continuar doando, o HJMM frisa que o serviço está preparado para receber os doadores com segurança, sem aglomerações, com agendamento prévio, e em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias.

Os objetivos são atrair doadores e manter os estoques de bolsas de sangue abastecidos. Em virtude da pandemia, hospitais e hemocentros de todo país enfrentam uma baixa significativa no volume de doações, comprometendo a realização de inúmeros procedimentos (cirurgias, transfusões etc), vitais para salvar vidas de pacientes.

Simone Alves de Souza, assistente social do HJMM, explica que é fundamental que as pessoas saudáveis continuem a fazer a doação de sangue regularmente. “A doação de sangue não compromete a imunidade ou traz riscos extras quanto à covid-19 ao doador”, reforça a profissional.

Em Fabriciano, a administração fornece o transporte e alimentação aos doadores até o Hemominas, em Governador Valadares, responsável pela captação e distribuição das bolsas de sangue para os hospitais da região.

“Reforçamos as medidas de prevenção no transporte, inclusive, obedecendo ao distanciamento recomendado no transporte. Por consequência da pandemia, são realizadas duas idas por mês ao banco de sangue, com no máximo 11 pessoas a cada viagem, que acontecem sempre às terças-feiras, na 2ª e 4ª semanas do mês”, detalha a assistente social do HJMM.

Covid
Segundo o protocolo do Ministério da Saúde, pacientes que tiveram covid-19 devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doarem. Já quem teve contato com pessoas confirmadas ou suspeitas da doença devem aguardar 14 dias para fazer a doação. Vale ressaltar que o exame para detecção da covid-19 não está entre os que são feitos de praxe no ato da doação de sangue (como HIV, hepatite e sífilis).

Quem pode ser um doador de sangue?
Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos; Quem estiver em boas condições de saúde; Pesar no mínimo 50kg; Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; Não apresentar ferimento cicatrizado; Tatuagem e/ou micropigmentação nos últimos 12 meses; Não estar gripado ou resfriado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário