23 de janeiro, de 2021 | 18:41

Os Cegos está em festival carioca

Nova montagem do Grupo de Teatro Boca de Cena participa de Festival no Rio de Janeiro

O processo artístico “Os Cegos”, mais recente trabalho do Grupo de Teatro Boca de Cena, de Ipatinga, que teve a estreia nacional realizada de forma virtual em dezembro de 2020, está participando do Festival Midrash de Teatro, que teve início em 17 de janeiro e será encerrado no dia 7 de fevereiro, por meio do canal https://www.youtube.com/user/midrashmidrash.

A apresentação de “Os Cegos” será nesta segunda-feira (25), a partir das 20h. Após o espetáculo, Marcio Abreu, Felipe Storino, Claudinei de Souza e a atriz Marcia do Valle vão participar de um bate-papo.

“Os Cegos” é uma criação artística formatada a partir de um texto de Michel de Ghelderode, um clássico do teatro mundial inspirado em uma pintura de Pieter Brueghel, O Velho, que apresenta uma fábula ao redor de três cegos que caminham em busca de salvação.

Divulgação/ACS GTBC
Doze atores, de diferentes cidades, participaram de três versões do mesmo espetáculoDoze atores, de diferentes cidades, participaram de três versões do mesmo espetáculo
O processo teve direção, dramaturgia e adaptação do diretor Marcio Abreu, direção musical e desenho de som de Felipe Storino, ambos da Cia. Brasileira de Teatro, de Curitiba (PR), e assistência de direção de Claudinei de Souza.

Para o diretor Márcio Abreu, a montagem gera reflexões sobre várias questões: quais são as nossas “cegueiras” no mundo atual? O que escolhemos ou somos impelidos a não enxergar? O que ou quem é invisível na sociedade contemporânea? Qual a importância do coletivo? Como cultivar consciências num mundo devorado por religiosidades fundamentalistas e manipulações distorcidas das informações? Em que acreditar? Que caminhos seguir?

Abreu destaca também que “a dramaturgia criada absorve pensamentos e vozes plurais em diálogo com questões sociais urgentes e inclui uma adaptação do texto original em uma peça sonora transmitida virtualmente, que convida para ouvir e ativar um imaginário crítico repleto de humor e reflexão numa composição sonora original”.

12 para três versões
“Os Cegos” reúne um elenco de 12 artistas de várias cidades do Brasil, que foram divididos em três grupos: Matisael Lima (Ipatinga), Genário Neto (Salvador), Gabriela Felipe (São Paulo) e Arthur Barbosa (Belo Horizonte) no primeiro elenco; Dio Heroro (Belo Horizonte), Camila Vaz (Ipatinga), Ju Abreu (Belo Horizonte) e Jonathan Rodrigues (Aracaju) integrando o segundo elenco; Léo Coessens (Ipatinga), Gustavo Nascimento (Ipatinga), Márcia do Valle (RJ) e Wagner Alves (Belo Horizonte) no terceiro elenco, que é o que participa da apresentação no festival.

A estreia nacional foi em dezembro de 2020, e durante três dias o público na sala de espetáculo virtual conferiu a performance de três elencos, com diferentes interpretações do mesmo texto. Lembrando que utilizar o fone de ouvido durante a apresentação torna a experiência mais interessante, uma vez que é também uma experiência sonora, o diretor de produção, Claudinei Souza, diz que as três versões serão disponibilizadas futuramente nas mídias sociais em PodCast.

Ricardo Alves/Divulgação/ACS GTBC
Marcio Abreu foi o responsável pela direção, dramaturgia e adaptação do espetáculoMarcio Abreu foi o responsável pela direção, dramaturgia e adaptação do espetáculo
Festival Midrash
O Festival Midrash de Teatro marca o retorno das atividades de 2021 do Midrash Centro Cultural, da Congregação Judaica do Brasil. Inaugurado em 2009, o espaço tem uma programação diversificada, com realização de cursos, palestras, grupo de estudo e atividades musicais, dentre outras.

O evento é realizado de forma gratuita e online, durante três semanas, de segunda a quinta-feira, sendo encenadas duas peças por dia, às 18h e às 20h, e aos domingos, com apresentações às 15h, 18h e 20h. Após cada apresentação ocorrem debates com convidados e os grupos participantes.

A programação reúne 37 espetáculos, com temas como a condição social do negro, a luta feminina, transexualidade, hipocrisia social, filosofia, a busca pelo ser e outros, que ajudam a pensar a condição humana e o país. A programação está no site https://www.midrash.org.br/.

“Os Cegos” foi concebido por meio do Fundo Estadual de Cultura, com patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais.

SERVIÇO:
Festival Midrash de Teatro
“Os Cegos” – Grupo Teatral Boca de Cena
Segunda-feira (25) – 20h
https://www.youtube.com/user/midrashmidrash.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário