19 de janeiro, de 2021 | 19:27

Universidade Nova, de Lisboa, passa a aceitar alunos brasileiros por meio do Enem

Subiu para 51 o número de instituições portuguesas que aceitam notas do exame

Divulgação
Estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal passam a contar com mais uma instituição de ensino superior portuguesa como opçãoEstudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal passam a contar com mais uma instituição de ensino superior portuguesa como opção

Mais uma instituição de ensino superior portuguesa firmou convênio com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para receber alunos brasileiros por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a entrada da Universidade NOVA de Lisboa, cujo acordo já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), subiu para 51 o número de instituições lusitanas que aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos. A lista completa pode ser conferida clicando aqui.

A adesão das instituições portuguesas visa apenas possibilitar o acesso de estudantes brasileiros, no entanto cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas, que variam por curso. Vale lembrar que até então não é possível fazer uso de financiamento estudantil – como Prouni, Sisu ou Fies –pelo governo brasileiro.

Diferentemente das universidades brasileiras, as de Portugal cobram mensalidades dos seus estudantes. Ou seja, os estudantes do Brasil que desejam estudar no país com a nota do Enem devem arcar com os valores das anuidades dos cursos e demais despesas, como acomodação, por exemplo.

Para se candidatar a uma vaga em universidade de Portugal com a nota do Enem é preciso ficar atento aos prazos de abertura das inscrições no site da instituição de interesse. Antes de aplicar o resultado para a seletiva é importante conferir os valores das mensalidades ou anuidade do curso, da taxa de inscrição e saber quais condições são exigidas pela faculdade além do Enem, como documentos escolares, por exemplo.

É importante destacar, ainda, que a escala de classificação portuguesa em sua maioria é 0-200, por isso, é necessário dividir a nota do Enem por cinco, já que a escala adotada pelo exame é 0-1000. Além disso, a revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário