18 de janeiro, de 2021 | 13:20

Programação religiosa marca 72 anos de Coronel Fabriciano

Divulgação
Neste ano, as missas em homenagem ao aniversário seguirão protocolos sanitáriosNeste ano, as missas em homenagem ao aniversário seguirão protocolos sanitários

Coronel Fabriciano, conhecida como “Terra mãe do Vale do Aço”, completa 72 anos de emancipação político-administrativa nesta quarta-feira, 20 de janeiro. Este ano, em virtude da pandemia de covid-19 e em respeito à vida, não haverá programação festiva, informa a administração municipal. Mas a data será lembrada – com adaptações – pelas atividades religiosas em homenagem a São Sebastião, defensor da igreja católica, saúde e padroeiro da cidade.

A programação será aberta com missa às 7h e 9h, realizada na Co-Catedral de São Sebastião, no bairro Santa Helena. A Paróquia faz um apelo para que pessoas que integram o grupo de risco para covid-19 (idosos, pacientes com comorbidade) priorizem a participação em um desses horários.

Na parte da tarde, será realizada carreata com a imagem de São Sebastião. A concentração será às 18h, em frente à Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, no bairro Mangueiras. A chegada da imagem na Co-Catedral está prevista para 19h30, quando ocorrerá a Missa Solene. A celebração será presidida pelo Bispo da Diocese de Itabira/Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti. A missa será transmitida pela Rádio Educadora (AM e FM) e live na página do facebook da emissora.

Protocolos
O padre Evaldo César, responsável pela Pastoral de Comunicação da Paróquia, explica que a programação deste ano foi adaptada e as atividades pulverizadas para garantir a participação do público sem aglomerações e com todos os cuidados necessários. “Este ano serão três missas; e ao invés da procissão, faremos uma carreata com a imagem. Inclusive, na carreata, passaremos em frente a todos os locais de atendimento de saúde (hospitais, asilo, unidades de saúde) da região central, numa forma simbólica de pedir pela saúde de todos, já que São Sebastião também é santo o protetor contra as pestes e doenças”, explica.

A Paróquia de São Sebastião reforça que todas as missas e atividades seguirão os protocolos municipal e diocesano de prevenção à covid-19, com limitação de público e obrigatório o uso de máscaras. Na igreja, a ocupação está limitada a uma pessoa a cada 4 m², com aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel dos participantes na entrada da igreja.

Padroeiro
São Sebastião nasceu na França em 256 DC, e mais tarde mudou-se para Milão, na Itália, onde cresceu, estudou e optou por seguir a carreira militar como seu pai. Recebeu o título de soldado do exército, mas atuou principalmente em defesa da igreja, ajudando cristãos presos e tratando dos doentes. Sebastião foi condenado à morte sofrida por causa da sua fé, em 288. Diz a história que Sebastião foi sepultado no jardim da casa de Lucina, – na Via Ápia – onde hoje se encontra a Basílica de São Sebastião, e nas catacumbas também foi construído um templo em sua homenagem.

Em Fabriciano, o santo foi sugerido como padroeiro da cidade por Rotildino Avelino – comerciante, político e pioneiro – que doou a imagem à primeira igreja católica do povoado do Calado, construída em 1929. A proposição foi acatada pelos moradores e padres da administração eclesial, já que São Sebastião também é o protetor contra pestes e doenças. Na época, a região que começava a se desenvolver enfrentou um surto de malária e febre amarela com vários óbitos. Inclusive, a igreja católica (Paróquia de São Sebastião) intermediou diretamente na construção do Hospital Siderúrgica, na década de 1930.

Feriado municipal
O dia 20 de janeiro é feriado municipal amparado por Lei Municipal 2.306/1991. Em virtude da data, não haverá expediente nas repartições públicas da prefeitura na quarta-feira. Nesse dia, vão funcionar os serviços essenciais com a vigilância patrimonial; UPA 24 Horas, Hospital Dr. José Maria Morais; cemitério; e serviços de coleta de lixo, executado pela empresa Vina. Na quinta e sexta-feira, 21 e 22, o expediente é normal.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário