16 de janeiro, de 2021 | 11:12

União Química pede uso emergencial da vacina Sputnik V

Solicitação foi apresentada na Anvisa para a utilização emergencial de 10 milhões de doses do imunizante russo no Brasil

Divulgação
A vacina Sputnik V foi desenvolvida pelo Centro Gamaleya, estatal russa e demonstrou eficácia de 92% em prevenir a covid-19 em análises parciaisA vacina Sputnik V foi desenvolvida pelo Centro Gamaleya, estatal russa e demonstrou eficácia de 92% em prevenir a covid-19 em análises parciais

O Grupo União Química Farmacêutica Nacional e o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) informaram que protocolaram o pedido emergencial junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para a utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Em nota, a farmacêutica que atua no ramo há 80 anos, reiterou que, "conforme entendimentos com o RDIF nesta semana em Moscou (Rússia), serão disponibilizadas para o Brasil, ainda no primeiro trimestre de 2021, 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, objeto do referido pedido de uso temporário emergencial do imunizante".

Segundo a empresa, o imunizante amplamente utilizado e aprovado por vários países no mundo, será produzido nas fábricas de Brasília e de Guarulhos, através de acordo de transferência de tecnologia firmado entre a companhia e o RDIF.

"A União Química entende que com o avanço da pandemia no Brasil e no mundo, todos os esforços, seja do setor público ou do setor privado, deverão ser empenhados de forma a combater a pandemia da covid -19, inclusive com ações extraordinárias e excepcionais em razão da urgência e relevância que o momento exige", diz um trecho da nota.

Financiamento público

A vacina Sputnik V foi desenvolvida pelo Centro Gamaleya, estatal russa e demonstrou eficácia de 92% em prevenir a covid-19 em análises parciais. Assim como a vacina da Pfizer, não foram disponibilizados detalhes para a comunidade científica.

Produção

A produção industrial da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, teve início nesta sexta-feira (15/1) no Distrito Federal. Apesar da produção local, inicialmente, as doses serão exportadas para países que já registraram o imunizante, como Argentina e Bolívia. Para a distribuição e uso em território nacional, é necessário que a empresa tenha autorização da Anvisa, que recebeu o pedido de realização de testes em 29 de dezembro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário