17 de janeiro, de 2021 | 11:00

Caixa 160 anos: essencial para o Brasil

Sergio Takemoto *


“Não fosse a Caixa para o pagamento do auxílio emergencial e dos outros tantos benefícios sociais, milhões de famílias não conseguiriam sobreviver”

Em meio ao maior desmonte de sua história, a Caixa Econômica Federal completou 160 anos, com passado e presente brilhantes e um futuro sob ameaça. Mesmo diante de um atual cenário nada positivo, o aniversário do banco 100% do país — que atua estrategicamente como o principal agente das políticas públicas federais — é motivo de orgulho para os brasileiros e os mais de 84 mil empregados da empresa.

Os 160 anos da Caixa nos convoca a defendermos este patrimônio contra as tentativas do governo Bolsonaro de privatizar a instituição a partir da venda de subsidiárias do banco, como a Caixa Seguridade, o setor de Cartões e até as loterias federais, cujas recursos captados financiam a saúde, segurança pública, educação e outras áreas sociais. Esta é a real intenção do Executivo, cujo plano é ir fatiando a instituição aos pedaços; inclusive, colocando “na prateleira do mercado [financeiro]” unidades que ainda nem existem, como é o caso do futuro Banco Digital — estruturado para atender 120 milhões de pessoas: metade da população brasileira.

Isto significa que, nessa crise, mais da metade da população carente vem contando com os serviços da Caixa, presente na vida dos brasileiros desde 12 de janeiro de 1861. No dia 12 de janeiro daquele ano, Dom Pedro II assinava o Decreto 2.723, fundando a Caixa Econômica da Corte em um momento em que se intensificava o sonho da liberdade no Brasil. O propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial.

Essa característica diferenciava a Caixa de outras instituições da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou cobravam juros excessivos dos devedores. Por isso, a Caixa Econômica rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que faziam poupança pela Caixa para pagar a carta de alforria. A caderneta de poupança número 43 da Caixa Econômica de São Paulo, aberta em 1875, pertencia a Judas, escravo de Manuel de Andrade.

Desde o início, a Caixa estabeleceu seu foco no social, mantendo viva a relação do banco com o sonho dos brasileiros: liberdade, oportunidade, ascensão social e um futuro melhor. Ao longo de todos esses anos, a instituição venceu desafios, escreveu o seu próprio destino e projetou o seu futuro.

A crise provocada pela pandemia do coronavírus mostrou que se não fosse o banco público teria sido inviável o pagamento do auxílio emergencial e de todos os outros benefícios sociais à população mais vulnerável. A lição aprendida dessa mobilização e desse esforço é a de que o Brasil precisa de um banco público forte, sólido e competitivo, capaz de dar conta tanto da concorrência privada quanto das suas responsabilidades sociais. A lição aprendida é a de que a Caixa Econômica Federal é essencial para o país!

O cidadão brasileiro encontra muito da Caixa em sua própria vida, no cotidiano da comunidade, na história do país. A estatal é o banco da habitação, do crédito acessível e da infraestrutura. A instituição é responsável por 90% da habitação popular. Considerando todas as faixas de renda, o banco financia 70% do crédito neste segmento.

A estatal também está presente na vida de empreendedores e é o banco que mais facilita o crédito para os pequenos negócios. Sé em 2020, liberou mais de R$ 28 bilhões em financiamentos a juros baixos para 300 mil pequenas e médias empresas.

A Caixa é, ainda, a maior parceira dos estados e municípios no financiamento de grandes obras de saneamento e infraestrutura. Está presente em 97% dos 5.570 municípios. São 54 mil pontos de atendimento disponíveis no país.
Infelizmente, o atual governo responde a esse vital papel estratégico da estatal com o famoso “mais do mesmo”. A equação é uma velha conhecida e repete o terror dos anos 1990: enxuga-se a quantidade de empregados, a empresa fica sucateada e pavimenta-se, assim, o caminho da privatização.

O banco, que chegou a ter 101,5 mil trabalhadores em 2014, conta atualmente com 84,2 mil empregados. A direção da Caixa trabalha com a estimativa de desligamento de 7,2 mil trabalhadores por meio de Programa de Desligamento Voluntário.

Não fosse a Caixa para o pagamento do auxílio emergencial e dos outros tantos benefícios sociais, milhões de famílias não conseguiriam sobreviver face a esta crise econômica sem precedentes. Como o governo demonstra não reconhecer tal situação, continuaremos mobilizados por mais respeito aos bancários e à sociedade, menos filas, condições dignas de trabalho e pela preservação da Caixa 100% pública, há 160 anos beneficiando a nação.
O momento é oportuno para o país discutir o papel da Caixa e de outras empresas públicas, fundamentais para a promoção do desenvolvimento econômico-social e a diminuição da desigualdade em nosso Brasil.

* Presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário