15 de janeiro, de 2021 | 19:00

Ipatinga já tem estrutura preparada para vacinação contra a Covid-19, afirma governo

Divulgação
As vacinas contra a covid-19 e insumos utilizados na sua aplicação, serão enviados para os municípios pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Estadual SaúdeAs vacinas contra a covid-19 e insumos utilizados na sua aplicação, serão enviados para os municípios pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Estadual Saúde
A Secretaria de Saúde de Ipatinga informou nesta sexta-feira (15) que a cidade já está preparada para a vacinação contra a covid-19, projetada pelas autoridades nacionais para os próximos dias. O município possui a Rede de Frio, estruturada para o armazenamento de imunobiológicos de rotina e campanhas em câmaras refrigeradas, e também geradores. “O governo está adquirindo caixas térmicas apropriadas para a conservação e transporte de vacinas, além de providenciar a locação de carros para realizar a vacinação dos idosos em casa”, afirma a nota enviada pela administração.

O plano de contingência de Ipatinga para a vacinação, elaborado pela Secretaria de Saúde, estabelece toda a estratégia de imunização no município, em combinação com o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal. O objetivo é preparar a infraestrutura de Ipatinga para que não haja atrasos na vacinação dos cidadãos. Para garantir que a logística de vacinação seja a melhor possível, haverá ainda a parceria com instituições privadas.
As vacinas contra a covid-19 e insumos utilizados na sua aplicação, serão enviados para os municípios pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Estadual Saúde.

“Estamos adotando medidas que abrangem diversas áreas, visando conter o avanço da pandemia. Temos como prioridade nossa população, e estamos nos adequando para receber as vacinas. Assim que elas forem liberadas pelo governo estadual para o município de Ipatinga, daremos início à vacinação”, informou o prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes.

Secretário de Saúde do município, o médico Juliano Nogueira, explica que existe uma predisposição do Estado para iniciar a vacinação, já na primeira quinzena fevereiro. Porém, a utilização das vacinas passa pela liberação da Anvisa. “A informação da Secretaria de Estado de Saúde é que o Estado irá fornecer as vacinas e os insumos, ficando a logística por conta dos municípios”, afirmou.

Prioridades
O Ministério da Saúde prevê no Plano Nacional de Imunização que as vacinas sejam distribuídas para todos os Estados e que a vacinação contra a Covid-19 seja feita em quatro etapas, obedecendo a critérios logísticos de recebimento e distribuição das doses.

A primeira fase prioriza os trabalhadores da Saúde, idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena.
A segunda fase inclui pessoas de 60 a 74 anos. Já a terceira etapa prevê que a vacina seja aplicada em pessoas com comorbidades que apresentem maior chance de agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares).

A quarta fase abrangerá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema.

Na sequência desses grupos prioritários, outro plano será desenvolvido pelo governo federal para contemplar toda a população.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

16 de janeiro, 2021 | 10:58

“Habemus vaccinae? Parece que só nos pastos, estábulos e em alguns palácios e ministérios de Brasília. "Ê, ô, ô, vida de gado/ Povo marcado, ê!/ Povo 'infeliz'!"”

Amadeu

16 de janeiro, 2021 | 08:37

“Bom dia,
Será que tem servidores suficiente.....já compraram as vacinas ou só fazendo politicagem?”

Envie seu Comentário