15 de janeiro, de 2021 | 15:56

Minas receberá pacientes de covid do Amazonas

O Governo de Minas Gerais anunciou que disponibilizou UTIs infantis para crianças do Amazonas com covid-19. Em Manaus, capital do estado, a situação é crítica devido à falta de leitos e de oxigênio para pessoas com a doença. Os pacientes devem começar a chegar neste sábado (16) ou domingo (17).

A informação, publicada pela rádio Itatiaia, foi confirmada pelo governador de Minas, Romeu Zema (Novo), no Twitter.

No fim da manhã de sexta, o Governo do Amazonas informou que 235 pessoas com a doença serão transferidas para cinco estados.



Além de Minas Gerais, outros três governadores brasileiros, Helder Barbalho (MDB, Pará), Fátima Bezerra (PT, Rio Grande do Norte) e Renan Filho (MDB, Alagoas), ofereceram transferência de pacientes amazonenses para seus estados.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, associou a crise a "resultado da agenda negacionista". Órgãos do estado pedem que a Justiça determine que a União tome medidas para garantir o abastecimento de hospitais.

Venezuela oferece ajuda com oxigênio

Ainda na quinta-feira (14), o chanceler da Venezuela entrou em contato com o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) para oferecer abastecimento de oxigênio para os hospitais de Manaus. Em resposta, Lima agradeceu a oferta de ajuda.



Aviões da FAB

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram no início da madrugada desta sexta-feira (15) a Manaus, no Amazonas, transportando cilindros de oxigênio. Os voos haviam partido da base aérea de Guarulhos, em São Paulo.

O Amazonas vive um colapso na área da saúde por conta da escassez de oxigênio para oferecer a pacientes com covid-19 em estado grave. O secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo, informou que o consumo diário de oxigênio teve um pico de 30 mil metros cúbicos em 2020 e, em janeiro deste ano, chegou a 70 mil metros cúbicos em apenas um dia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

15 de janeiro, 2021 | 16:41

“Incompetência é tanta que até Venezuela que é desprezado pelo govern está oferecendo ajuda. Mas orgulho é tanto que provavelmente não vão aceitar. Como a cabeça de bolsominio só tem teoria da conspiração, vão dizer que o oxigênio esta envenenado.”

Envie seu Comentário