13 de janeiro, de 2021 | 17:45

Prefeito de Fabriciano formaliza intenção de compra da CoronaVac

Município pretende comprar 96 mil doses da vacina para imunizar aproximadamente 43 mil pessoas dos grupos de risco

Divulgação
O termo de intenção de compra do imunizante nacional foi assinado pelo prefeito Marcos Vinicius O termo de intenção de compra do imunizante nacional foi assinado pelo prefeito Marcos Vinicius
A administração de Coronel Fabriciano informa que formalizou nesta quarta-feira (13) a intenção de compra de 96 mil doses da vacina CoronaVac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. As doses são suficientes para imunizar aproximadamente 43 mil pessoas, total estimado dos grupos mais vulneráveis à infecção e quadros graves da doença, já considerando a aplicação da 1ª e 2ª segunda dose, detalha o governo.

O termo de intenção de compra do imunizante nacional foi assinado pelo prefeito Marcos Vinicius (PSDB) e será enviado pela Procuradora Jurídica do Município ao Butantan. O objetivo do governo é acelerar os trâmites burocráticos, deixar toda a rede preparada para a vacinação e assegurar as doses necessárias para proteger o público-alvo e, consequentemente, a população da cidade.
“Vamos seguir os protocolos do programa nacional de imunização, do Ministério da Saúde, e orientações do Estado. Mas como sempre, Fabriciano sai na frente e já tem tudo planejado e pronto para vacinar os públicos prioritários em tempo recorde, além de um plano municipal alternativo para garantir a proteção dos fabricianenses”, afirma o prefeito. “Também iniciamos o processo de compra dos insumos, como seringas, e contamos com mais de 20 vacinadores já capacitados. O que gostaria de frisar é que, em Fabriciano, nada será impeditivo de vacinar a nossa população tão logo as doses sejam autorizadas e disponibilizadas”, completa.

Estrutura pronta
“O chefe do Executivo fabricianense foi um dos primeiros prefeitos do Brasil a entregar, diretamente ao Ministério da Saúde, informações referentes aos públicos prioritários, doses e estrutura da rede municipal para receber e aplicar as doses contra a covid-19. O documento foi entregue em 16 de dezembro último, em Brasília, durante o lançamento do Plano Nacional de Imunização contra Covid-19”, destacou a administração local.

Em Fabriciano, todas as 14 unidades básicas de saúde contam com salas de vacinas equipadas com câmaras frias, sistema de refrigeração com ar condicionado e equipe técnica capacitada. Além de estender o serviço a toda rede, o horário de atendimento foi ampliado e hoje é de segunda à sexta-feira, 7h às 16h.

O secretário de Saúde, Ricardo Cacau, completa ainda que o município manteve a equipe volante de vacinadores e antecipa que os idosos e população acamada serão imunizados em domicílio, como ocorrido na campanha de vacinação contra a gripe, no início da pandemia. “Temos prontos os esquemas logístico e operacional de imunização para proteger, com segurança e num curto espaço de tempo, primeiramente, os grupos de risco”, afirma.

Prevenção e diagnóstico
Também esta semana, a Secretaria de Saúde de Fabriciano iniciou a compra de mais 5 mil testes rápidos para covid-19. O teste é realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde, e deve ser realizado por pacientes após 14 dias do início dos sintomas. Hoje, em Fabriciano, o teste rápido é realizado em todas as unidades de saúde, UPA 24 horas, Hospital Dr. José Maria Morais e Centro de Referência Covid-19.

“O teste tem fins epidemiológicos, ou seja, é para o município acompanhar e manter sob controle a evolução de casos. E é fundamental que o paciente cumpra o isolamento social para não contaminar outras pessoas. Vale ressaltar que as pessoas do convívio íntimo e prolongado (as que moram na mesma casa) também fiquem atentas e evitem o contato com outros”, explica a secretária-adjunta de Saúde, Vania Tavares.

Atendimento médico
O município mantém o serviço de Teleorientação – Eu Saúde, para tirar dúvidas e orientação via WhatsApp, sem sair de casa. O telefone é 31 9 8942 3003. Em caso de sintomas gripais moderados, o paciente deve procurar o Centro de Referência Covid-19, na Rua Albert Charlet, s/n, Centro. Já o paciente que estiver com sintomas mais graves, como falta de ar, deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, no Silvio Pereira II, ou Hospital Dr. José Maria Morais, no Santa Helena.

Boletim epidemiológico
A administração fabricianense também informou que, a partir desta quarta-feira (13), o Boletim Epidemiológico vai informar os dados de covid-19 relativos a 2021, quando também inicia o novo ano epidemiológico – num total de 53 semanas, começando a partir do dia 1º de janeiro. Os números de 2020 foram informados e estão disponíveis nas páginas da rede social do Hospital Dr. José Maria Morais, www.facebook.com/hospitalhjmm, no site da Prefeitura de Coronel Fabriciano, covid.fabriciano.mg.gov.br/ e junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Sistema Nacional de Agravos e Notificações (SINAM). O Boletim Epidemiológico é divulgado diariamente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz (daída)

13 de janeiro, 2021 | 22:51

“Parabéns, Cacau e equipe!”

Envie seu Comentário