Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de janeiro, de 2021 | 19:00

Ensaio da peça Adelaide sem Censura está disponível na internet

Dani Dornelas
A obra fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que comandava o programa Suspiros ao meio-diaA obra fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que comandava o programa Suspiros ao meio-dia
Em função da pandemia, o espetáculo Adelaide sem Censura, que seria exibido presencialmente, ainda não tem data para lançamento aberto ao público, mas o ensaio da peça, realizado na Casa Laboratório, grupo de Ipatinga, está disponível no YouTube, onde se manterá um por um breve tempo.

Todos os envolvidos na gravação da montagem respeitaram as normas de prevenção estabelecidas pela OMS no que diz respeito ao enfrentamento da doença causada pelo novo coronavírus, informa o grupo realizador do trabalho.

Adelaide sem Censura, patrocinada pela Lei Aldir Blanc, via Edital José Lopes Sobrinho (Prefeitura de Ipatinga) é uma adaptação de A Rainha do Rádio, de José Saffioti Filho, escrita no ano de 1976, em plena ditadura militar brasileira, tempo de repressão aos meios de comunicação e às manifestações artísticas.

O trabalho
A obra fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que comandava o programa Suspiros ao meio-dia. A comunicadora vivia na contramão dos padrões de comportamento impostos pela sociedade à ala feminina e considerados “morais”.
Guerreira e cheia de sonhos, Adelaide não se calava diante das mais diversas formas de abusos de poder e denunciava tudo o que repudiava com muito humor e poesia.

Adelaide sem Censura é protagonizado pelo ator Éderson Caldas, que completa 31 anos de carreira artística neste ano.
Ele observa que a recepção do público de espetáculos produzidos por artistas locais é excelente, ”haja visto que algumas montagens se encontram há anos em cartaz atraindo plateias significativas”.

Esse fato é uma das motivações da apresentação de Adelaide sem censura no Vale do Aço, tão logo passe a pandemia. “Esse espetáculo é resultado do trabalho dedicado de profissionais competentes de vários segmentos, desde atores, diretor, maquiador, figurinista, cenografista, iluminador, fotógrafo e design”, sublinha Éderson, que pretende estender as exibições a outras cidades e estados, como o Rio de Janeiro.

“Adelaide sem censura nasce pra brilhar e dar sequência a ações que projetam o nome da nossa região associada à arte, à cultura, ao que é bom”, finaliza Éderson.

FICHA TÉCNICA
Ator: Éderson Caldas
Direção: Rose Abdallah
Assistente de direção: João Carlos Cardoso
Cenário: Joab Sangi
Figurino: Rosane Dias
Trilha sonora: Junio Endrick
Operador de Luz: Mati Lima
Caracterização: Matheus Cordeiro e Gil Minogue
Câmeras: Regiano Santiago (Caju) e Filipe Oliveira
Edição: Filipe Oliveira
Assessoria de imprensa: Goretti Nunes
Produção: Shirley Maclane

SERVIÇO
O Ensaio de Adelaide sem Censura pode ser assistido no canal do projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=KUl_4z1tBek

Youtube/Éderson Caldas
https://www.facebook.com/edersoncaldas

Classificação indicativa: 16 anos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário