Divulgação
Durante as visitas, os agentes de endemia têm orientado a população sobre os cuidados para se evitar a proliferação das larvas do mosquito
A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Oriente informa que tem realizado diversas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses, como chinkungunya e zika.
Mesmo neste período de pandemia, os agentes de endemias estão em alerta e realizando um trabalho preventivo para manter o controle da dengue e outras arboviroses neste momento onde o calor e umidade são propícios para a proliferação da larva do mosquito.
A equipe da Vigilância Ambiental e Epidemiológica tem realizado visitas nas residências e lotes vagos para remoção de possíveis criadouros de larvas de Aedes aegypti. Durante as visitas às casas, os agentes têm orientado a população sobre os cuidados para se evitar a proliferação das larvas do mosquito. No mês de dezembro de 2020, também foi realizado a aplicação do fumacê em todo o município.
Boletim Epidemiológico No ano de 2020, Belo Oriente registrou 495 casos suspeitos de dengue, destes, foram 96 casos confirmados por critério laboratorial. Também foram registrados 41 casos suspeitos de chinkungunya e um caso confirmado. Não houve casos registrados de zika. Estes são dados da Vigilância Epidemiológica de Belo Oriente, do dia 29 de dezembro de 2020.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Ranieri Prado, apesar de estarmos passando pela pandemia, a população não pode se descuidar dos cuidados para se evitar a dengue e outras arboviroses provocadas pelo Aedes aegypti.
“Além dos cuidados que devemos ter na pandemia, não podemos nos descuidar da prevenção contra a dengue. Ações simples como tampar a caixa d’agua, não deixar água nos vasos de plantas e deixar garrafas viradas com a boca para baixo podem contribuir para se evitar a proliferação do mosquito”, orienta.