05 de janeiro, de 2021 | 00:00

Compartilhando Saberes

Divulgação
Vídeodocumentário busca contribuir para a preservação dos valores simbólicos dos bens patrimoniais e das tradiçõesVídeodocumentário busca contribuir para a preservação dos valores simbólicos dos bens patrimoniais e das tradições

Compartilhando Saberes é um vídeodocumentário que busca sensibilizar, divulgar, valorizar a memória e contribuir para a preservação dos valores simbólicos dos bens patrimoniais e das tradições, usos e costumes coletivos característicos de nosso município. Compartilhar saberes e trazer à tona alguns importantes aspectos e pontos de vistas ligados à religiosidade popular em busca da integração e sociabilização da comunidade, buscando o respeito às leis do racismo, buscando pontos afirmativos dos valores femininos cujas questões estão sendo discutidos na sociedade brasileira atual.

Deolinda Alice, historiadora, consultora de Cultura Popular em especial a religiosidade popular, árdua defensora da Cultura Imaterial no Estado de Minas Gerais, aborda a história e a importância da preservação das manifestações culturais e a religiosidade popular nos festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, ressaltando as lideranças mantenedoras desta manifestação cultural como o Mestre e coordenador Aristeu Rosalino, a ele inclusive cabe este histórico de vida do processo de participação no grupo de congado, onde ressalta a história da origem do grupo dançante, vivências e influências dessa prática cultural no município de Ipatinga e região.

O fotógrafo e antropólogo Patrick Arley aborda a questão da resistência e do preconceito, profissional este que desde 2014 integra a Irmandade Os Carolinos, fundada em 1917, que são um dos mais antigos reinados negros de Belo Horizonte e que também como o Congado do Ipaneminha, que teve sua fundação em 1925, tem sua história cravada em nossa memória. Por meio de festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos congadeiros e à ancestralidade, ela mantém viva a tradição afro-mineira, pouco reconhecida como expressão cultural de Minas Gerais.

Devido à historicidade complexa que é o Congado no Brasil e da diversidade existente nas Minas Gerais, falar de Congados de Minas Gerais e de suas diversidades culturais e religiosas, de um modo geral, os ritos, as festividades, que ocorrem em locais e períodos variados, estas que por toda parte é Nossa Senhora do Rosário que ocupa uma “posição privilegiada” no festejo e na devoção dos congadeiros.

O projeto tem na produção executiva Shirley Maclane; Alexandre Luna na Coordenação; Dani Dornelas Registro Fotográfico; Captação de Imagens e Edição de Vídeo Enyály Poletti Vinhetas Gráficas; Cláudio Letro Consultoria Técnica e participação dos entrevistados Deolinda Alice dos Santos, historiadora e consultora de Cultura Popular; Patrick Arley de Resende, antropólogo e fotógrafo; Aristeu Rosalino de Almeida, mestre e coordenador do Congado do Ipaneminha. O projeto é realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc nº 14.017/2020, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, Edital José Lopes Sobrinho.

Mais informações: (31) 98515-1174

Link do canal no YouTube
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário