30 de dezembro, de 2020 | 16:35
Cruzeiro deve passar ano do Centenário na Série B
No próximo sábado, 2 de janeiro, o Cruzeiro completa 100 anos de história. A data festiva para qualquer clube pode ter um gosto amargo para a Raposa, que tem hoje 98,73% de chances de permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro em 2021, segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Essa queda drástica nas chances de voltar à elite do futebol brasileiro ocorreu após empate sem gols contra o Cuiabá, na noite de terça-feira (29), no Mineirão. A chance de subir é de 0,4%, menor que a possibilidade de cair para a Série c, que é de 0,87%. O Cruzeiro hoje é o 11º colocado com 41 pontos, faltando apenas seis rodadas para o fim da Segundona. A Raposa ainda pode ser ultrapassada por outros clubes nesta rodada, que termina na segunda-feira (4).
Para sonhar com a ascensão, o Cruzeiro precisa vencer todos os jogos restantes para chegar aos 59 pontos, pontuação que, até hoje, na história dos pontos corridos da Série B, só foi suficiente para que o Vitória voltasse à Série A em 2007, na quarta posição.
Diante deste cenário, o técnico Felipão praticamente descartou a possibilidade de voltar à elite do Brasileirão. O que eu vim para fazer, e vamos fazer, é tirar o Cruzeiro da Série C. O Cruzeiro tinha 13 pontos, era o 19º e estava há oito ou nove rodadas na zona de rebaixamento”, declarou após o jogo contra o Cuiabá.
Marca inédita
Se o Cruzeiro não conseguir subir em 2020, será a primeira vez que um dos grandes clubes do futebol brasileiro não volta à Série A um ano depois da queda. Palmeiras e Botafogo (2003), Grêmio (2005), Atlético (2006), Corinthians (2008), Vasco (2009 2014 - 2016), Palmeiras (2013), Botafogo (2015) e Internacional (2017) disputaram somente a edição em que caíram e conseguiram o acesso à Primeira Divisão no mesmo ano. A marca é ruim para o clube, um dos raros que se vangloriavam, há pouco tempo, de nunca ter caído para a Segunda Divisão.
Um dos maiores ídolos da história do clube, Fábio disse que estará no Cruzeiro aonde for. Independente de onde for, eu vou estar aqui, incluindo nas dificuldades. Quem é cruzeirense vai estar junto. Todo mundo viu, ao longo do ano, as dificuldades que a gente teve, não precisamos ficar citando aqui. Todo mundo que tem inteligência, tanto comentaristas, quem torce por outros times, e o cruzeirense viu o quanto foi difícil em todos os aspectos. Então, quem é cruzeirense vai estar com o Cruzeiro até o final”, falou o goleiro. Recentemente, o capitão do time renovou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2021.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]