31 de dezembro, de 2020 | 10:00

Ipatiguense é vacinada contra a covid-19 nos Estados Unidos: 'Sem efeito colateral algum'

Arquivo pessoal
Joana Cristina Stewart mora atualmente na cidade de Fairfield, no estado da Califórnia, Estados UnidosJoana Cristina Stewart mora atualmente na cidade de Fairfield, no estado da Califórnia, Estados Unidos
(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Cobiçada por milhares de pessoas, a vacina contra a covid-19 é um alívio para aqueles que desejam voltar à sua rotina normal antes da pandemia, sem se preocupar em ser contaminado pelo coronavírus. Em vários países, a vacinação já começou, como nos Estados Unidos, Canadá, México, China, Argentina, Chile, dentre outros.

No Brasil, o processo de vacinação até o momento não teve início e deverá ocorrer entre o fim de janeiro e início de fevereiro de 2021, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. Com isso, muitos brasileiros ainda terão que aguardar mais um tempo para serem imunizados, exceto aqueles que moram em países em que a vacinação já começou. Esse é o caso da ipatinguense Joana Cristina Stewart, de 38 anos, que recebeu a primeira das duas doses da vacina contra a covid-19 na terça-feira (29), nos Estados Unidos.

Joana Cristina mora atualmente na cidade de Fairfield, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, país em que reside há 19 anos. Antes de se mudar para os EUA, com o intuito de estudar, ela morava no bairro Bela Vista, em Ipatinga.

Primeira dose

Em entrevista ao Diário do Aço, a ipatinguense relatou que foi vacinada com a primeira dose contra covid no Hospital David Grant Medical Center da Força Aérea dos Estados Unidos, em Fairfield, na Califórnia. “Trabalho como analista financeira da Força Aérea Americana e na terça-feira (29) teve início a vacinação dos funcionários considerados essenciais para missão militar pelo Departamento de Defesa e eu fui escolhida para ser vacinada”, informou.

Arquivo Pessoal
Joana recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 na terça-feira e deverá receber a segunda dose no dia 26 de janeiro Joana recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 na terça-feira e deverá receber a segunda dose no dia 26 de janeiro
Sem efeito colateral

Após receber a primeira dose da vacina da Moderna, Joana Cristina afirmou que não teve efeito colateral e que se sente bem. “Gostaria de destacar, só para as pessoas não terem medo, que eu tomei a vacina às 10 da manhã de terça-feira e já estava de volta ao trabalho às 11h. Não tive efeitos colaterais. Trabalhei até o restante do dia. Achei mais tranquilo que a vacina anual da gripe”, contou.

Segunda dose

Conforme Joana Cristina, a segunda dose da vacina será aplicada no dia 26 de janeiro de 2021. “Até lá, vou continuar com a minha rotina, tomando os mesmos cuidados de antes, como uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel. A primeira dose oferece apenas 56% de imunidade, com a segunda dose que chegaremos a 94%”, enfatizou.

Sentimentos

Após ser imunizada, a ipatinguense relatou que se sente privilegiada, mas que só se sentirá feliz e aliviada quando todas as pessoas tiverem tomado suas vacinas. “A covid mudou muito a minha rotina, principalmente, em casa. Eu e meu esposo fomos para o home office três vezes por semana e as minhas filhas para as aulas on-line integral. Eu tinha muito medo, quer dizer, ainda tenho, agora não necessariamente por mim, mas tenho pelos meus pais em Ipatinga, que sofrem com as comorbidades. Eu também perdi um tio para a covid. Portanto, essa é uma doença que não sabemos qual é o efeito dela, que pode ser leve ou pode causar até o óbito, por isso que devemos manter a nossa preocupação”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jaime

31 de dezembro, 2020 | 11:22

“Com este governo sem rumo aqui so recebera vacina so depois que sobrar dose no resto do mundo.brasil vai ficar com o resto quando sobrar.este e o governo que temos.”

Envie seu Comentário