EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

28 de dezembro, de 2020 | 19:42

Sempre-Vivas no Youtube

Atriz, produtora e cineasta fabricianense apresenta o seu primeiro filme

Nesta terça-feira (29), às 20h, o canal de Denise Maria Artes no Youtube vai exibir a estreia do documentário Sempre-Vivas, obra da atriz, artista visual, produtora e diretora fabricianense Denise Maria.

O filme é um elogio às mulheres pioneiras de Coronel Fabriciano, foi realização pela Balaio de Ideias Produções Artísticas e financiado com recursos decorrentes da Lei Federal Aldir Blanc 14017/2020.

Divulgação
Documentário Sempre-Vivas estreia nesta terça-feira no YoutubeDocumentário Sempre-Vivas estreia nesta terça-feira no Youtube
De acordo com Denise Maria, Sempre-Vivas faz um recorte específico: O olhar das mulheres pioneiras de Coronel Fabriciano sobre sua cidade. Um olhar que às vezes é relegado a segundo plano, quando se pensa no registro da história oficial de cidades e de seus pioneiros.

O projeto “Sempre-vivas” investiga como a cidade é vista sob o olhar destas mulheres, permitindo-lhes ocupar, com propriedade, o papel de protagonistas da história. O filme dá-lhes voz e propõe outro jeito de olhar para a história, ressaltando a resistência e o poder feminino.

“Nós jogamos o foco da luz sobre a história de mulheres firmes e fortes, que viveram à frente de seu tempo, abrindo caminhos para as mulheres de hoje e do futuro”, diz Denise, que, com este filme, estreia na direção de um documentário.

Denise Maria cuidou da idealização, pesquisa, direção e roteiro. A equipe do filme inclui ainda Aleone Higídio (roteiro), Vitor de Brito Nunes (captação de imagem e edição) e Leander Dogueto (designer gráfico).

Sobre a artista
Denise Maria iniciou sua trajetória nos anos 1990 na região do Vale do Aço. No início do novo milênio mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde cursou a Escola Técnica de Teatro Martins Penna e Produção Teatral na Escola Técnica Luiz Carlos Ripper.

Divulgação
Denise Maria é atriz, artista visual, produtora e diretoraDenise Maria é atriz, artista visual, produtora e diretora
Ingressou no universo do cinema pelo Instituto de Audiovisual Escola de Cinema Darcy Ribeiro, onde cursou Iniciação ao Audiovisual e Direção Cinematográfica.

A artista também estuda Artes Visuais na Universidade de Brasília (Unb). Seu currículo inclui experiências como produtora, arte-educadora, atriz, contadora de histórias, brincante da cultura popular brasileira, direção e artista visual.

O poder feminino e o combate ao machismo não é novidade na trajetória artística de Denise. Essa temática é recorrente em seu trabalho. Desde 2013 ela desenvolve uma pesquisa que levou à performance e instalação artística “O que fica?”, que circulou em cidades do Vale do Aço e Rio de Janeiro, uma denúncia ao machismo estrutural, à cultura do estupro e à violência contra as mulheres e vulneráveis.

SERVIÇO:
Estreia do documentário
Sempre-Vivas, de Denise Maria
Terça-feira (29) - 20h
Canal Denise Maria Artes no Youtube
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário