28 de dezembro, de 2020 | 13:20

A estreia de Ipatinga heterológica

Arquiteto produz curta metragem que mostra a heterogeneidade da cidade

Divulgação
Cena do curta-metragem mostra passagem subterrânea no centro de IpatingaCena do curta-metragem mostra passagem subterrânea no centro de Ipatinga

Nesta terça-feira (29), a partir de 00h, Será levado ao ar o curta-metragem experimental Ipatinga heterológica, de Cícero Menezes, no canal youtube.com/c/CíceroMenezes.

No mesmo dia, às 19h, no mesmo canal, haverá uma live com Cícero e o diretor de fotografia do filme, Nilmar Lage. Na conversa mediada por Luciano Botelho, ambos responderão a possíveis questões colocadas via chat.

Ipatinga heterológica é um curta-metragem experimental que evidencia o “impuro”, o heterogêneo da cidade ou tudo o que nela escapa à utilidade, à funcionalidade e à racionalidade urbana: unanimidades áridas do ideário humanista constituídas no imaginário ipatinguense.

Assim, é uma transgressão desse imaginário, destaca os “foragidos da pirâmide” com os quais deparamos no cotidiano, para, assim, alçar-nos ao conhecimento do heterogêneo, do “excedente inapreensível” que fustiga a ciência régia.

Divulgação
O arquiteto e agora também diretor de cinema Cícero MenezesO arquiteto e agora também diretor de cinema Cícero Menezes

Ipatinga heterológica é, então, uma espécie de “saber alegre” sobre a vida ipatinguense. O filme foi realizado por Cícero Menezes, via Lei Federal 14.017, Governo Federal, Prefeitura e Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga – Edital José Lopes Sobrinho.

Na pesquisa linguística, vê-se que heterológico é o termo cujo significado não descreve a si mesmo. Um exemplo disso é que a palavra monossilábica não é monossilábica, e a palavra oxítona não é oxítona.

No campo social, refere-se ainda ao “objeto” sobre o qual se debruça a heterologia: termo proposto pelo arquivista francês Georges Bataille como a “ciência daquilo que é totalmente outro” (tout autre).

Divulgação
Filme é uma espécie de “saber alegre” sobre a vida ipatinguenseFilme é uma espécie de “saber alegre” sobre a vida ipatinguense
É uma espécie de escatologia ou de "conhecimento do excedente inapreensível", da parte maldita que corrompe as formas homogêneas, nelas mesmas instando o aparecimento do radicalmente singular: o heterogêneo.

Cícero Menezes

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, onde foi professor temporário vinculado ao Núcleo de Teoria, História, Projeto e Planejamento, com atuação nos temas relacionados com teoria, crítica e prática da cidade na interface da arquitetura e do urbanismo com outros campos dos saberes.

Desde 2005, desenvolve obras relacionadas ao audiovisual, ao design gráfico e à intervenção urbana. No âmbito do coletivo de vídeo arte Molin TL, integrou mostras coletivas como a do Cineclube CurtaCircuito e o 9º Festival Internacional de Curtas BH.

Divulgação
Heterológico é o termo cujo significado não descreve a si mesmoHeterológico é o termo cujo significado não descreve a si mesmo

Individualmente, integrou mostras como a Indie 2007 – Mostra de Cinema Mundial e a Mostravídeo Itaú Cultural. É autor do livro Fluidor: o ser da comunidade de ser (Hibridus, 2020).

SERVIÇO:
Curta-metragem experimental
Ipatinga heterológica
Exibição terça-feira (29) – 00h
Transmissão via youtube.com/c/CíceroMenezes
Live/conversa às 19h do mesmo dia e canal
Mediação de Luciano Botelho
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário