Camara Ipatinga Radio 728x90

24 de dezembro, de 2020 | 09:53

Que você tenha um Feliz Natal!

William Passos *

"O povo que andava nas trevas viu uma grande luz" (Is 9,2). Com essas palavras, Isaías, o maior dos profetas do Antigo Testamento, anunciara a mensagem cristã, essencialmente uma mensagem de esperança e de renovação da humanidade. Embora o Natal tenha origem pré-cristã e ainda hoje, em alguns recantos da Europa, conserve as formas de comemoração daquela época, fundamentalmente o Natal associa-se a chegada do primogênito da família de Nazaré.

No ano em que um pequeno vírus colocou de joelhos todo o progresso tecnológico da civilização mais sofisticada da humanidade, paralisando todo o planeta de modo inimaginável, o simbolismo de um menino nascido numa família pobre, sem teto, migrante, e, em seguida, refugiada, ganha força especial.

2020 foi o ano da soberba, da indiferença e do egoísmo. 190 mil famílias no Brasil e quase 2 milhões no mundo não terão seus familiares neste Natal. Todo o trabalho de médicos, enfermeiros, cientistas e divulgadores de informação técnica qualificada sobre a nova doença foi ridicularizado, especialmente por importantes chefes de Estado. Campanhas de desinformação, modernamente chamadas fake news, foram amplamente difundidas para sabotar as melhores medidas sanitárias disponíveis, inclusive as vacinas que estão começando a chegar. Interesses egoísticos, políticos e eleitorais, foram colocados acima da vida e caçoaram do luto de milhares de pessoas.

Entretanto, diante de todos aqueles que choraram a morte dos seus (que, em muitos casos, não puderam velar, nem enterrar), e dos milhares de profissionais da saúde, da comunicação e da ciência que sacrificaram suas vidas pessoais e familiares, inspirado na mensagem cristã, que é universal e direcionada não apenas àqueles que têm alguma fé, mas a todas as mulheres e homens de boa vontade, gostaria de deixar uma palavra de esperança (em meio a tanta decepção com a humanidade), amor (em meio a tanto ódio) e compaixão (diante de tanta indiferença). Neste ano, pessoas em todo o mundo choraram, se indignaram e desejaram força para lidar com esse momento tão difícil junto com vocês.

Antonio Gonçalves Dias, um dos maiores poetas brasileiros, certa vez escreveu, no famoso poema Canção do Tamoio: “Não chores, meu filho;/ Não chores, que a vida/ É luta renhida:/ Viver é lutar./ A vida é combate,/ Que os fracos abate,/ Que os fortes, os bravos/ Só pode exaltar.”

Aos que viveram um 2020 tão difícil, desejo força; aos que não experimentaram tantas dificuldades, desejo responsabilidade; e a todos, desejo a esperança de dias melhores. Que a sua noite de Natal seja cheia daquilo que é mais importante: muito amor e espírito de partilha e solidariedade. Um Feliz Natal!

PS: Gostaria de agradecer o espaço, apoio e confiança neste ano de 2020 e desejar um Feliz Natal a toda a equipe do jornal Diário do Aço, em especial à repórter Bruna Lage. Gostaria ainda de agradecer a todos os leitores e a todos aqueles que compartilham, curtem e comentam, e que têm ajudado a disseminar meus artigos por todo o Brasil e até pelo exterior. Um Feliz Natal a todos, Merry Christmas e Feliz navidad! Finalmente, um Feliz Natal ao maravilhoso povo mineiro, dono da melhor gastronomia natalina do planeta, ainda que seja um simples arroz com frango.

* Geógrafo, doutorando pelo IPPUR/UFRJ e colaborador do Jornal Diário do Aço. Email: [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

25 de dezembro, 2020 | 21:45

“As vezes nem o carinho tem a chave para entrar na solidão das pessoas.
Estamos todos infectados com a doença da desesperança, e é com essas palavras que a vida trava a sua batalha contra a morte, pois o corpo, como diz o texto sagrado, não se alimenta só com o pão e o remédio-, mas com toda a palavra que sai da boca de Deus. Esta sim é a diferença das mensagens que recitamos diante do horizonte de 2021 que se aproxima.
É a beleza da Esperança que faz acordar em nós o desejo de viver.
Somos irmãos e alimentamos da mesma comida diante dos olhos do Senhor. Desejo mais sabedoria e um feliz Ano Novo à todos.”

Envie seu Comentário