18 de dezembro, de 2020 | 09:19
Mercado ecológico e Santista nacional
Wagner Penna e as últimas novidades que acontecem do mundo fashion
MERCADO ECOUm dos painéis mais interessantes do evento Brasil Eco Fashion, mostra virtual de moda sustentável, foi o que debateu a visibilidade dos canais indicativos da transparência na produção de moda.
O evento desenvolveu um aplicativo com a plataforma Mercado Eco, que disponibiliza tecnologias adequadas ao acompanhamento e rastreamento das atividades. Assim, fica garantido o cumprimento das regras essenciais ao comércio fashion lincado à produção limpa, comércio justo e muito mais.
Além da visualização dos produtos de cerca de 60 marcas participantes, a plataforma Mercado Eco oferece a possibilidade das marcas descreverem processos, identificando origem, fornecedores, custos, etapas de produção e diferenciais de cada peça.
O sistema pode ser facilmente acessado pelo smartphone ou pelo site BrasilEcoFashion.com.br e também possibilita que empresas participantes gerem um QR code com criptografia em blockchain de cada produto. Vale a pena conferir.
VAIVÉM
* O estilista Eduardo Amarante lançou sua própria grife, a Amarante, e com sucesso garantido. Além do seu talento para criar e sua sintonia com as mudanças da moda, sua marca já começou fazendo parte do grupo catarinense La Moda, isto é, com uma infraestrutura de comercialização invejável.
Para o grande publico, a novidade acontecerá no início do ano, com direito a desfile - presencial e virtual - e muito mais. Só para lembrar: durante anos Amarante foi estilista da marca de sucesso Skazi. ***
* Novidade das grandes no mercado têxtil nacional: um grupo de 21 investidores se reuniu e comprou a Santista, que há alguns anos era a maior fabricante de índigo do país.
A marca pertenceu ao grupo Alpargatas (com percentual argentino), depois foi vendida aos mexicanos e, agora, retorna ao capital verde-amarelo. Pelo visto, o ano de 2021 será quente na moda brasileira. ***
PONTO FINAL - Ela já foi carro-chefe da moda mineira, mas a moda-festa definitivamente deixou sua liderança para outros segmentos. Além da reacomodação cíclica do próprio mercado, contou a onda da pandemia que baixou a bola da consumidora para comemorações festivas.
Agora, o estilo mais despojado é que conta e as marcas mineiras já entraram na onda. Os lançamentos do inverno 2021, que serão iniciados em janeiro, certamente apontarão para esse novo caminho. A conferir!
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