EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

14 de dezembro, de 2020 | 14:52

Governo de Fabriciano e Fiemg firmam convênio para avaliar impactos do Distrito Industrial II

Divulgação
Prefeito Marcos Vinicius se reuniu com o presidente da Fiemg, Flávio RoscoePrefeito Marcos Vinicius se reuniu com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e garantiu junto à entidade o estudo de viabilidade econômica e social da implantação do Distrito Industrial II.

O termo de cooperação entre as partes foi assinado em Belo Horizonte, na sede da Federação, na última sexta-feira (11). O encontro foi intermediado pelo empresário e presidente Sindicato dos Panificadores do Vale do Aço (Sinpava), Antônio Eugênio, que integrou a comitiva formada também por secretários municipais e o vice-prefeito eleito, Sadi Lucca, informou o governo fabricianense.

“A Fiemg vai colocar sua expertise a serviço da cidade e região por entender a importância e potencial do Distrito Industrial II. É a materialização de um sonho que é promover o desenvolvimento integral de Coronel Fabriciano, que vai deixar de ser apenas cidade dormitório do Vale do Aço e ocupar lugar de destaque como potência econômica”, frisou o prefeito.

O estudo vai apontar as oportunidades e desafios do empreendimento em nível municipal e regional. Nele serão abordados os impactos sociais – educação, saúde, mobilidade urbana; econômicos – massa salarial, empregos diretos e indiretos, arrecadação tributária; e atrativos como logística, acesso materiais primas, infraestrutura já existente dentre outros.

Distrito Industrial II

O novo Distrito Industrial de Fabriciano vai ocupar uma área aproximada de 100 hectares (1 milhão de m²), próxima à Ponte Mauá, na divisa com Timóteo. O local tem capacidade para abrigar cerca de 230 empresas de médio e grande porte e já conta infraestrutura como gasoduto, linha de transmissão de energia além da localização privilegiada – Região Metropolitana do Vale do Aço, portanto, próximo a grandes siderúrgicas e às margens da BR 381.

Desenvolvimento integrado

Recentemente, o prefeito Marcos Vinicius garantiu junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) a inclusão a quatro alças de acesso à BR-381 no novo lote de obras da rodovia – dentre elas, as dos trevos do Distrito Industrial II e do Distrito Industrial I (Belvedere), interligando ambos à rodovia federal, notificou a administração de Fabriciano. Dado o custo e complexidades elevadas, tais obras são cruciais para avançar em outro pleito importante: que é a construção da Plataforma Multimodal (Porto Seco), que já tem área reservada no Distrito II, projeto também já protocolado e em negociação junto à ANTT.

“Com a parceria com a Fiemg no estudo de viabilidade damos mais um importante passo para viabilizar não só o Distrito II, mas outros importantes investimentos para a como o Porto Seco, ligação com a 381 e interligação entre os dois distritos na cidade. São projetos estratégicos, pensados e trabalhados de maneira integrada, que irão mudar em definitivo não só a história de Fabriciano, mas do Vale do Aço”, resume o prefeito.

Equipamentos para saúde

Durante o encontro com a Fiemg, a instituição anunciou que fará a doação de cinco respiradores e dois leitos completos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o Hospital Dr. José Maria Morais, instituição 100% SUS gerida pela Prefeitura de Fabriciano e referência para outras oito cidades vizinhas. Os equipamentos são avaliados em R$ 1 milhão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário