DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

10 de dezembro, de 2020 | 08:14

14º Encontro de Palhaços de Ipatinga

O formato é novo, mas mantém a tradição de comemorar o Dia do Palhaço

Em 10 de dezembro em todo o Brasil, o Dia do Palhaço festeja o aniversário daqueles que sempre fazem a festa na festa dos outros. Assim, o Circo Teatro Fool fará uma Carreata da Alegria para festejar o Dia do Palhaço em Ipatinga.

A mudança no formato do evento, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, não tirou a empolgação dos palhaços e brincantes que, ao longo de 14 anos, esperam o ano inteiro por este evento. O ator e circense Luís Yuner diz que o encontro é importante para manter viva a tradição circense na cidade e aproximar o público da nobre arte da palhaçaria.

Leandro Silva/Divulgação/ACS CTF
Palhaços e artistas de vários segmentos se apresentam voluntariamentePalhaços e artistas de vários segmentos se apresentam voluntariamente
O Encontro de Palhaços é uma mostra de variedades em formato de espetáculo circense, em homenagem aos palhaços e palhaças do Brasil, com artistas de diversos segmentos, sobretudo palhaços, que se apresentam voluntariamente.

Idealizado pelo ator e circense Luís Yuner, e produzido pelo Circo Teatro Fool, O “Encontro de Palhaços de Ipatinga” teve a primeira edição em 10 de dezembro de 2007, quando os palhaços Petit Gatão (Luís Yuner) e Risadinha (José Rodrigues) apresentaram ao público esquetes e números clássicos do circo na praça 1º de Maio, em Ipatinga.

A partir daí, outros narigudos e personagens teatrais se juntaram a comemoração, em um cortejo circense com charangas tradicionais, faixas e cartazes, saindo da Estação Memória, indo pela avenida 28 de Abril para fazer um show na praça 1º de Maio.

O evento também é uma oportunidade de aprimoramento para os diferentes artistas, que criam cenas inéditas e usam o picadeiro como laboratório de experimentação para fazer o público rir.

Mudança no formato
De 2007 a 2012 o evento aconteceu na praça 1º de Maio, nas manhãs do dia 10 de dezembro. Em 2013, com a participação de vários artistas com números e cenas que exigiam recursos técnicos mais elaborados, o formato e local mudou.

E surgiu o “Cabaré dos Palhaços”, uma mostra de variedades como parte do “Encontro de Palhaços de Ipatinga”, organizando cenicamente tudo o que vinha sendo realizando de forma aleatória na praça.

Leandro Silva/Divulgação/ACS CTF
O ator circense Luiz Yuner (palhaço Petit Gatão) é o organizador do eventoO ator circense Luiz Yuner (palhaço Petit Gatão) é o organizador do evento
O “Encontro de Palhaços” foi então para o Teatro de Arena do Parque Ipanema, ou eventualmente, por questões meteorológicas, vai para o Galpão 1 do parque.

Isso fortaleceu da arte circense na cidade, pois os artistas e o publico ganharam comodidade e recursos técnicos nas performances e transformaram o evento em um marco na história local, com plateias lotadas, gente de todas as idades que amam e se divertem com a nobre arte da palhaçaria.

Carreta da Alegria
Em 2020, quando completa 14 anos de espetáculos gratuitos, cortejos, oficinas, participação voluntária da classe artística regional e sucesso de público, o “Encontro de Palhaços de Ipatinga” terá um novo formato.

Um trio elétrico sairá do parque Ipanema em direção aos bairros populares da cidade. Para participar, todos deverão ir com veículo próprio, que poderá estar decorado conforme a criatividade de cada um. Claro que a pintura de palhaço e o nariz vermelho não podem faltar.

A concentração será na avenida Roberto Burle Marx, próximo à Feirinha do Ipatingão, sentido ao Novo Cruzeiro. Os cuidados sanitários de prevenção à covid-19 e a atenção no trânsito será de responsabilidade do participante.

SERVIÇO:
14* Encontro de Palhaços de Ipatinga
Edição Carreata da Alegria
Sábado (12) - 14h
Saída do Parque Ipanema
Realização - Circo Teatro Fool
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário