10 de dezembro, de 2020 | 08:07
Hoje é dia de rir pro palhaço
No demais dias do ano, este é o profissional que faz o público dar risadas
Reza uma antiga tradição circense que a única maneira de ser palhaço é nascer com um certo dom”. Esta explicação se dá por causa da história do primeiro palhaço.Certo dia, em algum lugar do mundo, acontecia um espetáculo de circo que estava atrasado, porque um dos artistas havia faltado. A plateia já estava impaciente e gritava ansiosa.
Para tentar aliviar a tensão, o dono do circo jogou um garoto no meio do picadeiro, filho de um dos artistas que lá trabalhava. A plateia ficou em silêncio, e o menino não sabia o que fazer.
De repente, atordoado, ao tentar dar meia volta para se esconder, ele acabou tropeçando e caiu de cara no chão. A plateia foi ao delírio e começou a rir de chorar, principalmente ao ver o rosto do menino com o nariz absurdamente vermelho, de inchado. E também é por isso que o nariz vermelho do palhaço é vermelho.
Dizem que quando o pai circense quer saber se o seu filho é palhaço, ele o coloca no meio do picadeiro para ver como ele se sai. Se ele tira risos da plateia, é palhaço, se não, vai para outros caminhos do circo.
Embora nem todos os palhaços possam ser facilmente identificáveis através da sua aparência, eles frequentemente aparecem pesadamente maquiados e fantasiados. Geralmente eles usam sapatos grandes, roupas largas ou em tons berrantes, de cores brilhantes e padrões não usuais, ou então cheios de remendos toscos.
Eles também costumam usar chapéus alegóricos, perucas ou penteados com estilos ou cores incomuns, além de um falso nariz redondo, geralmente de cor vermelha, uma característica intimamente associada ao conceito.
Os palhaços evitam maquiagens azuis, pois consideram que esta cor traz má sorte. É tradição dos palhaços não desejar boa sorte a outros palhaços, e no lugar disso, utilizam expressões como "quebre a perna". Dizer "boa sorte" a um palhaço é considerado como "olho grande" ou azar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]