EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

08 de dezembro, de 2020 | 09:02

Como ficam os TCCs e as Monografias de 2020 no Brasil?

Divulgação
Por mais que o TCC seja amplamente utilizado em instituições de ensino brasileiras, trata-se de um procedimento de avaliação facultativoPor mais que o TCC seja amplamente utilizado em instituições de ensino brasileiras, trata-se de um procedimento de avaliação facultativo

No ano de 2020 o mundo foi assolado por uma das maiores pandemias dos últimos tempos, isso alterou completamente o calendário normal de muita gente. De comemorações tradicionais como o réveillon até as provas de final de ano, muita coisa foi cancelada ou adiada.

Diante deste cenário, muitos estudantes estão apreensivos em relação a suas carreiras acadêmicas. Afinal de contas, com as faculdades passando tanto tempo fechadas, como será possível concluir as atividades principais do currículo estudantil?

Em especial, o que ocorre se o ano de 2020 era para ser o ano da entrega do meu TCC ou Monografia? Existe diferença entre TCC e Monografia? Vamos tentar esclarecer esta dúvida em especial.

A diferença entre TCC e Monografia

Antes de mais nada, é necessário esclarecer a diferença entre TCC e Monografia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, TCC não é sinônimo de Monografia e vice-versa. TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso. É um tipo de trabalho acadêmico amplamente usado em instituições de ensino brasileiras, tanto no nível técnico quanto no nível superior.

A ideia do TCC é servir como avaliação final dos estudantes. Em algumas instituições, o TCC é encarado como avaliação final do aluno, sendo necessário a aprovação nesta avaliação para então obter o diploma. O TCC pode ser classificado em tipos, por exemplo: Estudo de caso, Plano de negócio, Monografia e etc. Sendo assim, a monografia é um dos tipos de TCC, trata-se de uma dissertação sobre um assunto ou sobre assuntos relacionados.

Vai ter TCC em 2020?

Para responder essa pergunta, é necessário, antes, entender como as instituições de ensino brasileiras encaram o TCC. A verdade é que não há qualquer lei que obrigue a utilização do TCC como requisito para colocação de grau. Em outras palavras, por mais que o TCC seja amplamente utilizado em instituições de ensino brasileiras, trata-se de um procedimento de avaliação facultativo. Isto é, as instituições estão livres para obrigar os alunos a fazerem o TCC ou não.

Cursos como Letras, Química e Geografia, são alguns exemplos de cursos do nível superior que não exigem TCC. Sobre a pergunta, vai ter TCC em 2020? A melhor resposta é: Depende da instituição, mas provavelmente não. Algumas instituições de ensino insistem em continuar com as atividades acadêmicas em 2020 por meio de aulas online, mas o TCC online seria algo bem incomum.

Vai ter Monografia em 2020?

Considerando que uma Monografia é apenas um dos tipos de TCC que existem e que o TCC não é obrigatório por lei, sendo uma opção das instituições de ensino brasileiras, a necessidade de entregar Monografia em 2020 pode ser cancelada.

Entretanto, por se tratar de um tipo de TCC que precisa ser defendido diante de uma banca, as chances são de que a entrega de Monografias em 2020 seja cancelada. Geralmente, as instituições de ensino tentam se ater as tradições e uma defesa de Monografia online seria um tanto quanto incomum para várias dessas instituições.

O que os países de primeiro mundo estão fazendo?

O TCC também não é obrigatório nos EUA, mas algumas faculdades fazem questão de incluir como parte do currículo. Em alguns lugares dos EUA, tentaram retornar as aulas presenciais, mas houve um disparo no número de casos envolvendo o novo vírus. As chances de os alunos alegarem não ter condições de realizar um TCC em 2020 são tão grandes que é difícil de acreditar que algumas instituições de ensino exijam.

Perspectivas para 2021

Sem uma vacina, é provável que as instituições de ensino ao redor do mundo se reinventem para não atrapalhar a formação de seus estudantes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário