03 de dezembro, de 2020 | 16:18

Secretário de Estado de Saúde defende aumento de medidas de distanciamento social

Arquivo DA
Índice que mede a transmissão da covid tem variado no estado de 1 a 1.1, quando o ideal seria estar abaixo de 1Índice que mede a transmissão da covid tem variado no estado de 1 a 1.1, quando o ideal seria estar abaixo de 1

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, falou à imprensa nesta quinta-feira (3) e fez alerta sobre a necessidade de maior engajamento no enfrentamento à pandemia da covid-19. O boletim epidemiológico divulgado durante a manhã apontou a confirmação de 4.635 novos casos em 24 horas, em Minas, totalizando 428.790. O número de mortes ultrapassou a marca de 10 mil. O número de casos segue tendência de alta em Minas Gerais, situação que colocou a pasta em alerta.

Carlos Eduardo explicou que o RT, índice que mede a transmissão da covid, tem variado no estado de 1 a 1.1, quando o ideal seria estar abaixo de 1. Porém, a taxa não indica o descontrole, mas está na faixa de alerta. O perigo de passar de 1.3 é porque o crescimento da doença é exponencial, ou seja, os números dobram em curtos espaços de tempo e ficam cada vez mais descontrolados.

Foi verificado aumento na taxa de positividade nos exames RT-PCR – o percentual é de 31%. Conforme o secretário, o pico da curva no estado foi em julho, com maior número de internações. Depois foi verificada tendência de redução no número de óbitos, e relaxamento por parte das pessoas, o que fez os números voltarem a crescer. O secretário defendeu aumentar as medidas de distanciamento social para diminuir a circulação do vírus. Ele reforça que, se puderem, as pessoas não devem sair de casa, e devem fazer o uso rigoroso de máscara e higienizar constantemente as mãos com álcool em gel.

Segunda onda

Apesar do aumento no número de casos, que sucedeu um período de queda no total de contágios e mortes, o secretário descartou que o estado esteja na segunda onda. Ele defendeu que há uma situação continuada, com maiores e menores flutuações. “É um contínuo o que estamos vendo agora. Não tínhamos acabado a primeira onda, não entendo ser a segunda onda”, pontuou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rick

04 de dezembro, 2020 | 09:19

“Se quer distanciamento tem que fechar o comércio pois brasileiro não respeita regras... Os próprios comerciantes que tanto pediram pra reabrirem os comércios boa parte deles aceita pessoas sem máscaras em suas lojas, tá uma zona danada.”

Envie seu Comentário