03 de dezembro, de 2020 | 14:43

Programa busca implementar ações preventivas à degradação ambiental na BR-381

Divulgação Dnit
Programa visa estabelecer critérios e requisitos destinados a orientar as ações técnicas das empresas de construção, ao longo da execução das obrasPrograma visa estabelecer critérios e requisitos destinados a orientar as ações técnicas das empresas de construção, ao longo da execução das obras

Dentre os programas e subprogramas socioambientais em desenvolvimento pelo Dnit nas obras de duplicação da BR-381 figura o Programa Ambiental da Construção (PAC). O objetivo deste programa é estabelecer critérios e requisitos destinados a orientar as ações técnicas das empresas de construção, ao longo da execução das obras, de forma a evitar danos ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores envolvidos nas obras, informa a autarquia.

Desta forma, o programa busca implementar ações preventivas à degradação ambiental, ao mesmo tempo em que as obras construtivas são feitas e recompor todas as áreas impactadas pela construção ao meio ambiente. O acompanhamento das ações do PAC é desenvolvido pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, gestora ambiental da duplicação, atuando no acompanhamento da execução de cortes e aterros, escavação de aterro, abertura de caminhos de serviço, corte da vegetação, entre outros.

Durante o primeiro semestre de 2020, o Dnit, por meio da gestora ambiental, realizou vistorias nos lotes 3.1 e 7, em pontos onde as obras e áreas de apoio estavam ativas e foram identificadas e registradas as atividades executadas nesses locais. O monitoramento é feito para acompanhar atividades de terraplenagem, drenagem superficial e profunda, execução de obras de arte especial e complementar, implantação da sinalização provisória e definitiva, atividades de pavimentação e remoção da camada asfáltica, instalação de defensas metálicas e New Jersey entre outros. Este programa está execução, destaca o Dnit.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário