01 de dezembro, de 2020 | 16:42

Secretaria de Saúde de Fabriciano desenvolve ações da campanha Dezembro Vermelho

Divulgação
Durante a campanha serão distribuídos preservativos femininos e masculinos e folhetos com informações sobre as doenças; além da oferta de testes rápidosDurante a campanha serão distribuídos preservativos femininos e masculinos e folhetos com informações sobre as doenças; além da oferta de testes rápidos

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano lançou neste mês uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), e ao Dezembro Vermelho, campanha nacional que visa prevenir doenças sexualmente transmissíveis, consideradas infecções graves, como a aids, sífilis e as hepatites virais B e C. As ações serão realizadas no NEPS – Núcleo Especializado de Programas de Saúde e nas Unidades Básicas (UBS’s), destaca a pasta.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, lembra que a situação de Coronel Fabriciano não é diferente do restante do país, onde as infecções têm crescido, principalmente a sífilis. Segundo ele, a rede de saúde se estruturou para que o atendimento esteja ao alcance de todos. “A gente previne com o teste rápido e encaminha os casos confirmados para tratamento imediato. Nossa rede de saúde está preparada para a prevenção e também para orientar todos que necessitarem”, diz. Cacau lembra ainda que o preservativo está à disposição de todos nas unidades de saúde gratuitamente.

Teste rápido
Durante a campanha serão distribuídos preservativos femininos e masculinos e folhetos com informações sobre as doenças. Em todo o mês de dezembro, as unidades básicas de saúde vão realizar testes rápidos nos pacientes que desejarem o procedimento. O teste utiliza 4 kits de análise rápida que processam o exame com apenas uma gota de sangue. Entre 15 a 30 minutos sai o resultado. Se qualquer doença for confirmada, a pessoa é encaminhada na hora para uma equipe especializada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário