01 de dezembro, de 2020 | 16:40

UPA de Timóteo recebe três novos respiradores

Equipamentos chegam num momento em que casos da covid-19 voltam a crescer

Divulgação
Equipamentos serão utilizados na UPA Geraldo dos Reis RibeiroEquipamentos serão utilizados na UPA Geraldo dos Reis Ribeiro

A UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo, recebeu mais três novos respiradores mecânicos, o que vai reforçar ainda mais as ações de combate e atendimento a pessoas infectadas com o novo coronavírus, informou a Secretaria Municipal de Saúde. Essa notícia chega num momento em que os casos confirmados da covid-19 estão retomando a curva de crescimento, mas ao mesmo tempo fortalece a atuação da Secretaria, que destaca ter intensificado as ações para manter sob controle o avanço da pandemia.

Os equipamentos foram adquiridos pelo município por meio de recursos do Fundo Nacional de Saúde, que foram repassados para o fundo municipal para ações de enfrentamento à covid. Cada respirador custou cerca de R$ 60 mil e o valor total foi de R$ 180 mil.

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria nesta terça-feira (1), o total de casos registrados com a doença chegou a 3.014; os internados são 26. O município soma 88 óbitos em decorrência de complicações da covid-19.
"Estamos fortalecendo a nossa UPA com equipamentos de ponta para garantir aos cidadãos maior segurança e acesso aos serviços de saúde com qualidade e eficiência", afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Morais.

A Secretaria alerta para a necessidade de manter os cuidados de prevenção. “Existe uma falsa impressão de que houve redução dos casos de covid-19, mas a única forma de promover a imunização de toda população é com a vacina. Por isso é importante que a população continue fazendo a sua parte com o distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel e evitar aglomeração”, disse Madalena Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Timóteo.

Atendimento
Segundo levantamentos da pasta, foram atendidos no Centro de Referência para a Covid-19, no bairro Olaria, aproximadamente 7 mil pessoas desde a sua implantação, em 1º de junho deste ano. Foram notificados com suspeita cerca de 3.500 pessoas; coletados 1.900 exames de RT-PCR; realizados 11.500 testes rápidos em ações direcionadas para públicos variados como o Sodalício Tio Questor; lar de crianças e adolescentes; comerciantes e comerciários; pessoal da saúde, de segurança e de salvamento; profissionais de vários órgãos municipais e na população que procurou por demanda espontânea no próprio Centro Covid-19 e também nas unidades básicas de Saúde.

Dados do início desta semana apontam que a UTI do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) está com 50% de ocupação da sua capacidade. Já a UPA Geraldo dos Reis Ribeiro entrou em sinal de alerta ao registrar no mês de novembro o atendimento de 229 pessoas suspeitas de terem contraído a doença, das quais 13 testaram positivo.
O sinal amarelo acendeu pelo fato de o número registrado neste mês de novembro estar se aproximando ao verificado nos meses de pico da doença no município: julho (com 284 casos suspeitos e 89 confirmados) e agosto (255 suspeitos e 32 positivados). Julho e agosto foram os meses que registraram também números mais elevados de atendimentos no Centro de referência da Covid-19, com 1.855 e 1.225, respectivamente.

Vacina
Madalena Rodrigues adiantou também que a Vigilância já está estudando um plano de contingência, em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de se estruturar para vacinar a população assim que as doses estiverem disponíveis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sarah

02 de dezembro, 2020 | 10:06

“parabéns, ao município por ter providenciado mais 3 respiradores para a cidade de timóteo, é muito importante que enquanto não há previsões de vacinas, todos nós devemos ter os cuidados preventivos para que essa doença reduza e é importante que reduza o número de leitos nos hospitais.”

Envie seu Comentário