01 de dezembro, de 2020 | 14:14

Atleta de Ipatinga conquista medalha de ouro no Sul-Americano de jiu-jitsu

O ipatinguense do bairro Limoeiro, Douglas Alexandre Souza Aguiar, de 33 anos, aumentou sua coleção de medalhas

Divulgação
Douglas Aguiar faturou a medalha de ouro na categoria pesadíssimo, para atletas acima de 100 kgDouglas Aguiar faturou a medalha de ouro na categoria pesadíssimo, para atletas acima de 100 kg

O ipatinguense do bairro Limoeiro, Douglas Alexandre Souza Aguiar, de 33 anos, aumentou sua coleção de medalhas no último fim de semana com a maior conquista, até o momento, de sua carreira. O atleta faturou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, realizado no ginásio Tancredão, em Vitória-ES, no sábado (28). A competição é organizada pela Liga Brasileira de Jiu-Jitsu e teve exibição pelo canal Combate.

Douglas disputou na categoria máster faixa marrom, para atletas acima de 100 kg, também chamado de pesadíssimo. Para chegar a essa conquista, ele venceu três lutas, duas por pontuação e uma por finalização.

O atleta, que também é faixa marrom de judô, conta que essa é a conquista mais importante de sua carreira até agora. “Desde os meus 17 anos pratico judô e jiu-jitsu, sou graduado na faixa marrom nos dois esportes. Fora isso, treino musculação, além de ter uma academia no bairro Limoeiro. Mas há oito anos comecei a competir”, conta ele, que começou a se preparar para a disputa no início do ano. “O campeonato seria disputado no meio do ano, mas precisou ser adiado para novembro por causa da pandemia. Durante esse período me preparei com treinamento, alimentação, musculação e descanso. Até o descanso faz parte da nossa programação”, conta ele, que no ano passado foi campeão brasileiro de jiu-jitsu.

“A medalha do Sul-Americano é a mais importante que tenho na carreira. Almejo sempre um degrau acima e não esperava chegar tão rápido nesse patamar, porque fiquei um tempo sem treinar por causa do trabalho. O esporte é individual, mas você também depende dos seus alunos e professores para seguir em frente. Se você perseverar e treinar você consegue, não tem limite. O limite é você que impõe”, conta o atleta, que agora sonha em conquistar um Mundial.

Importância do esporte
Além de competir, Douglas também é professor de judô e jiu-jitsu. “Na minha academia mantenho uma equipe de jiu-jitsu, a Leão de Judá. O esporte pra mim é fundamental porque não é só atividade física. Principalmente a arte marcial, que envolve muita disciplina e respeito. É preciso ter rotina de treino, descanso, aceitação com o próximo. Eu sou muito disciplinado, muito comunicativo, coisas que o esporte também te oferece. Eu só vejo benefícios no esporte, incentivo qualquer pessoa a fazer, independente de idade, peso ou deficiência”, afirmou.

Douglas conta que já rodou muito para competir Brasil afora. “Já disputei competições em diversas cidades e estados. Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e várias cidades mineiras”, lembrou o atleta, que tem como objetivo de curto prazo conseguir sua faixa preta no judô e no jiu-jitsu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Thiago Pereira

02 de dezembro, 2020 | 08:11

“Muito boa essa conquista, pena que foi por W.O na chave.
Não houve luta, pois no site do evento não consta ninguém na sua chave!”

Bárbara

01 de dezembro, 2020 | 16:49

“Parabéns pela conquista, seu esforço ,dedicação foco e amor pela jiu jitsu te levou a essa medalha. Aguardamos as próximas vitorias Deus te abençoe!”

Fábio

01 de dezembro, 2020 | 15:16

“Esse é meu sensei além de ser meu amigo a mais de 20 anos . E só o começo ainda tem mais medalhas pra vim irmão.”

Envie seu Comentário