CADERNO IPATINGA 2024

01 de dezembro, de 2020 | 13:58

Encerrada a fase classificatória do Circuito Vale do Aço de Xadrez

Divulgação
5ª Etapa do Circuito Vale do Aço de Xadrez5ª Etapa do Circuito Vale do Aço de Xadrez

A Fundação Brasileira de Xadrez/Aciapi realizou a 5ª etapa classificatória do Circuito Vale do Aço de Xadrez, um evento que movimenta a modalidade na região e atrai jogadores das cidades vizinhas. Participaram do evento, no domingo (29), um total de 29 jogadores divididos em duas categorias: Categoria A – para jogadores com rating performance maior que 1800 pontos; e, Categoria B – jogadores com performance menor que 1800 pontos. O rating performance determinada a força de um jogador de xadrez.

A grande final do Circuito Vale do Aço de Xadrez está agendada para o dia 20 de dezembro. Estarão presentes apenas os seis melhores classificados de suas categorias, aqueles jogadores que acumularam maiores pontuações nas cinco etapas classificatórias.
Estão classificados por categoria os seguintes jogadores:
Divulgação
Fundação Brasileira de Xadrez/Aciapi reuniu jogadores em IpatingaFundação Brasileira de Xadrez/Aciapi reuniu jogadores em Ipatinga

Categoria A
1º Fabiano Duarte, 42 pts – Ipatinga.
2º Thiago Guerrino, 30 pts – Ipatinga.
3º Eduardo Altamiro, 18 pts – Ipatinga.
4º Bruno Jiinger, 10 pts - Governador Valadares.
5º Alan Max, 8 pts – Inhapim.
6º Marcelo Geovanini, 8 pts – Coronel Fabriciano.

Categoria B
1º Bráulio Patrício, 24 pts – Ipatinga.
2º André Luiz, 16 pts – Ipatinga.
3º Matheus Oliveira, 14 pts – Ipatinga.
4º Sarah Elizabeth, 10 pts – Ipatinga.
5º Neivaldo Circuncição, 10 pts – Contagem.
6º Karlesso Nunes, 8 pts – Ipatinga.

Para Fabiano Duarte, Curador da Fundação Brasileira de Xadrez/ACIAPI que coordena o evento, foram etapas muito fortes e disputadas ponto a ponto, importante destacar que mesmo com a pandemia vieram muitos jogadores de diversas cidades e puderam se confraternizar, lembra que foram seguindo todas as recomendações que o momento exige.

O que é

A Fundação Brasileira de Xadrez/ACIAPI é uma organização sem fins lucrativos criada em 2009 pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga. Nestes 11 anos já coordenou projetos em 28 cidades, 356 escolas públicas receberam jogo de peças e tabuleiros de xadrez, 789 professores, principalmente de Educação física, foram qualificados para o ensino do xadrez, seis livros publicados e 18.000 doados a professores e alunos.
Neste tempo de pandemia o xadrez pode auxiliar os professores, e para o ensino à distância os professores podem acessar o Curso Xadrez: Arte, Ciência e Esporte para todas as idades, em: Liçoes de Xadrez.

O xadrez é um esporte largamente praticado no mundo inteiro, uma atividade bem democratizada que permite pessoas de todas as idades, gênero diferentes e até pessoas com necessidades físicas especiais praticarem em igualdade de condições, também um jogo de peças e um tabuleiro oficial tem custo baixo e acessível as pessoas de todas as classes sociais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário