30 de novembro, de 2020 | 16:29

Governo argentino faz alerta sobre outra nuvem de gafanhotos na fronteira com o Brasil

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão de controle do governo da Argentina, alertou as autoridades brasileiras sobre a aproximação de uma nuvem de gafanhotos nas fronteiras com o Brasil.
Arquivo/Senasa
A nuvem atual é composta por gafanhotos da espécie Chromacris speciosa, segundo o SenasaA nuvem atual é composta por gafanhotos da espécie Chromacris speciosa, segundo o Senasa


De acordo com o Senasa, os insetos estariam na província de Misiones, na fronteira com as cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no estado do Rio Grande do Sul.

A espécie de gafonhoto, no entanto, não é a mesma que chamou a atenção no país em agosto, quando houve uma primeira ameaça.

A nuvem anterior que se aproximou do sul brasileiro e que pode ter sido espantada por uma frente fria que naquela semana entrou no sul do país, era da espécie Schistocerca cancelatta, que possui uma capacidade migratória maior que a da nuvem atual, que é composta por gafanhotos da espécie Chromacris speciosa, informa a Senasa.

Os Chromacris são conhecidos no Brasil como gafanhotos-soldado e pertencem ao gênero Zoniopoda, que não costuma realizar grandes vôos. A menor aptidão para voar longas distâncias deve amenizar as preocupações de agricultores gaúchos.

Eles não causam males diretos à saúde humana, mas o potencial destrutivo dos gafanhotos em relação às plantações permanece alto. Segundo os biólogos as nuvens de gafanhotos migram toda vez que acabam-se os alimentos de um determinado lugar.

Gafonhoto-soldado

O gafanhoto-soldado recebe este nome por conta das cores de sua superfície, que se assemelham à camuflagem das fardas.

Os gafanhotos-soldado são conhecidos por serem pragas ocasionais, ou seja, os enxames se formam esporadicamente e podem prejudicar, em especial, as plantações de alimentos como cana-de-açúcar, eucalipto e tabaco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário