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30 de novembro, de 2020 | 13:57

Reabertura das escolas: agora não é o momento!

Ana Regina Caminha Braga *

Mesmo faltando apenas um mês para o fim do ano, as especulações sobre a reabertura das escolas ainda em 2020 não param. Entretanto, este de fato não é o momento para voltarmos às aulas presenciais, principalmente devido ao aumento acelerado dos casos da covid-19 em diversas cidades do país nas últimas semanas. Afinal, apesar do número de crianças internadas ser relativamente baixo, diversos estudos apontam que elas têm papel expressivo na transmissão da doença.

Mesmo sem sintomas, a contaminação entre crianças do ensino infantil, com faixa etária até os 10 anos, se multiplica muito rapidamente, pois elas apresentaram carga viral maior do que adultos internados em estado grave nas UTIs de hospitais, por exemplo. Então, por qual motivo expor essas crianças – e, consequentemente, suas famílias – ao risco de contágio se o ano letivo já foi praticamente todo comprometido?

Pensando do ponto de vista pedagógico, esse período de fim de ano deve ser utilizado assertivamente para uma grande reflexão sobre novas estratégias pedagógicas, ferramentas e metodologias que possam atender daqui pra frente os alunos e profissionais da área da educação, entendendo que ainda não temos uma vacina ou uma previsão de quando ela irá chegar. É um momento de união e estudos, deixando de lado essa pressão sem fundamento para a volta das aulas presenciais.

Ao fim de cada ano letivo, as escolas passam por um período de planejamento e avaliações internas. Não temos ainda números reais que reflitam como foi o aprendizado dessas crianças durante este ano atípico, marcado pela pandemia. Por isso, chegou a hora de verificar os resultados para podermos elaborar novas diretrizes e, em 2021, conseguir receber essas crianças nas escolas de maneira diferente e mais adequada, para que consigam socializar como necessário, porém sem tanto contato, e aprender, que é o grande objetivo da escola.

* Psicopedagoga mestre em Educação e especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva
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Comentários

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Tião Aranha

03 de dezembro, 2020 | 18:08

“Escola para a gente viver; mas vida a gente só tem uma! Não queira pros outros, aquilo que você não quer pra você.”

Samir Alexandre do Prado Gebara

30 de novembro, 2020 | 18:03

“Sem nenhuma dúvida, o prejuízo de manter as crianças isoladas é muito maior do que esse suposto potencial que elas teriam de transmitir o vírus, baseado em nada!
Os distúrbios sociais causados pelo afastamento da escola são irreparáveis, a perda no processo de aprendizagem é irrecuperável.
Isso só é alimentado pela histeria coletiva que tomou conta das pessoas, que ao acreditarem na imprensa pensam haver na verdade uma arma biológica letal que matará a todos que colocarem os pés para fora de casa.”

Arthur

30 de novembro, 2020 | 14:32

“Escola é escola, casa é casa. São ambientes planejados para funções diferentes e tem havido perdas irreparáveis nessa troca. Fora que há muito tempo o tal isolamento das crianças e adolescentes (para não falar dos universitários) não acontece. Virou utopia.”

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