30 de novembro, de 2020 | 07:42

Presidente do TSE aponta abstenção acima do esperado e defende sistema eletrônico: 'Não há como fraudar sem que seja detectado'

Com informações da Agência Brasil
Marcello Casal JrAgência Brasil
Luis Roberto Barroso descartou falhas no sistema eletrônico de votação e deu cutucada na família Bolsonaro, que defende a volta do voto impresso Luis Roberto Barroso descartou falhas no sistema eletrônico de votação e deu cutucada na família Bolsonaro, que defende a volta do voto impresso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou na noite desse domingo (29) que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral. Durante a apresentação do balanço das eleições, Barroso afirmou que a pandemia da covid-19 fez com que parte do eleitorado deixasse de comparecer às urnas por medo de contaminação pelo novo coronavírus.

Após um primeiro turno marcado por atraso incomum na apuração e ataques hacker, Barroso celebrou a conclusão do segundo turno da votação para prefeito sem imprevistos. Grande parte das capitais chegou a um resultado antes das 20h. Confira abaixo quem foram os eleitos nas capitais.

Com 100% das seções eleitorais apuradas, a abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%.

Na avaliação do presidente, embora a abstenção tenha sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.

“É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo”, afirmou.

De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Ataque hacker

Durante a entrevista coletiva, o presidente do TSE também afirmou que não foram registrados ataques bem sucedidos de hackers aos sistemas do TSE no segundo turno. Barroso também elogiou o trabalho da Polícia Federal (PF), que prendeu, no sábado (28) um suspeito de envolvimento no ataque ao sistema do tribunal durante o primeiro turno.

"Há os que fazem esses ataques para procurar atacar a democracia e o sistema eleitoral, e procurarem tornar as instituições vulneráveis. Todos eles são criminosos, merecem o repúdio das pessoas de bem e merecem a ação da Justiça", disse.

Defesa do sistema eletrônico e alfinetada em Bolsonaro

Repetindo um comportamento que vem desde antes do primeiro turno, nesse domingo a família Bolsonaro saiu em defesa do voto impresso. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) voltaram a criticar o sistema eletrônico de votação, por acreditar que a urna eletrônica pode ser alvo de fraudes.

Questionado em Brasília sobre o tema, o presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, respondeu: “Eu não tenho controle sobre o imaginário das pessoas. Tem gente que acha que a terra é plana, que o homem não foi à Lua, que acha que Trump que venceu as eleições nos EUA. Não há, como disse objetivamente, forma de você fraudar sem que seja detectado. Portanto, acho que não há perda de credibilidade.”

Confira a lista com os nomes dos prefeitos eleitos nas capitais

Região Norte


Belém (PA): Edmilson Rodrigues (PSOL)
Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB)
Macapá (AP): [eleição adiada]
Manaus (AM): David Almeida (Avante)
Palmas (TO): Cinthia Ribeiro (PSDB) [reeleito]
Porto Velho (RO): Hildon Chaves (PSDB)
Rio Branco (AC): Tião Bocalom (PP)

Região Nordeste


Aracaju (SE): Edvaldo (PDT) [reeleito]
Fortaleza (CE): Sarto (PDT)
João Pessoa (PA): Cícero Lucena (PP)
Maceió (AL): JHC (PSB)
Natal (RN): Álvaro Dias (PSDB) [reeleito]
Recife (PE): João Campos (PSB)
Salvador (BA): Bruno Reis (DEM)
São Luís (MA): Eduardo Braide (Podemos)
Teresina (PI): Dr. Pessoa (MDB)

Região Centro-Oeste


Campo Grande (MS): Marquinhos Trad (PSD) [reeleito]
Cuiabá (MT): Emanuel Pinheiro (MDB)
Goiânia (GO): Maguito Vilela (MDB)

Região Sudeste


Belo Horizonte (MG): Alexandre Kalil (PSD) [reeleito]
Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (DEM)
São Paulo (SP): Bruno Covas (PSDB)
Vitória (ES): Delegado Pazolini (Republicanos)

Região Sul


Curitiba (PR): Rafael Greca (DEM) [reeleito]
Florianópolis (SC): Gean (DEM)
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anônimo

01 de dezembro, 2020 | 14:06

“Ahhhh... éeeee... Barroso, até outro dia as urnas eram impossíveis de serem fraudadas, agora há essa possibilidades????? Vcs deveriam é ter vergonha na cara parceiro e pararem de mentir para a população.”

Mauricio Costa

30 de novembro, 2020 | 09:11

“Esse resultado das urnas no segundo turno mostra a resiliência do sistema democrático, apesar das ameaças de retrocesso autoritário . O pleito impõe uma dura derrota ao PT, que não obteve prefeitura de nenhuma capital, e dificulta reeleição de Bolsonaro. MDB, do Centrão, saiu fortalecido. O brasileiro não merece ser cobaia mais de um sistema político arcaico, autoritário e com sérios indícios de antidemocracia, nem de um modelo assistencialista, como queria a esquerda.”

Envie seu Comentário