EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

28 de novembro, de 2020 | 14:04

Hibridus Dança atinge a maioridade

Grupo de artistas ipatinguenses da dança comemoram 19 anos de atividades

No dia 20 de novembro, o mesmo dia em que também se comemorou o Dia da Consciência Negra, o grupo de dança contemporânea Hibridus Dança, de Ipatinga, que também é um ponto de cultura, completou 18 anos de existência.

O grupo sempre desenvolveu trabalhos de dança em relação com outras áreas do conhecimento humano, e chega à maioridade com muitas ações artísticas na ampla bagagem. O Hibridus se tornou uma referência forte em Ipatinga e em outras cidades do país, e levou suas ações a países como a Argentina, Alemanha, China e Itália, dentre outros.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD
O Hibridus sempre foi espaço dedicado aos encontros humanos e culturaisO Hibridus sempre foi espaço dedicado aos encontros humanos e culturais
Em comemoração a estes 18 anos de resiliência e resistência, o grupo foi contemplado com projetos aprovados na Lei Aldir Blanc (LAB) edital José Lopes Sobrinho, do município de Ipatinga. Dando início ao projeto será realizado o ‘Encontros Hibridus – Gestão Cultural Colaborativa’, com o artista da dança Wenderson Godoi, um curso que emergiu a partir da sua atuação na área cultural na região do Vale do Aço.

“Percebo e sinto na pele a grande dificuldade dos artistas do Vale do Aço em entender e atuar nos mecanismos públicos e privados dos financiamentos da cultura”, diz Wenderson Godoi, produtor cultural do grupo Hibridus.

AO curso terá oito encontros, em formato online, transmitidos por meio da plataforma Google Meet, tendo carga horária de 20 horas/aula, no período de 1 a 23 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h, com 40 participantes. As inscrições estarão abertas até esta segunda-feira (30), e podem ser feitas pelo site www.hibridus.com.br. Para quem precisar de mais informações, o telefone de contato é (31) 98551-3323.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS GHD
Artistas do Hibridus Dança comemoram 18 anos de resiliência e resistênciaArtistas do Hibridus Dança comemoram 18 anos de resiliência e resistência
Vídeo dança
O projeto terá sequência com ‘...fora de todas as casas, de todas as lógicas’, do também artista da dança Luciano Botelho, uma pesquisa criativa que resultará em um trabalho inédito do processo online, que será disponibilizado ao público em forma virtual, além da criação de conteúdo audiovisual de vídeo dança, com participação do ator, fotógrafo e produtor cultural Léo Coessens (Coletivo Aberto) e do ator Pedro Bastos.

A programação também vai contar com projetos de colaboradoras do grupo, como ‘Bibliotecas Comunitárias', de Jany Francisca, um vídeo em duas etapas que vai oferecer conhecimentos básicos de como estruturar uma biblioteca comunitária e informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas comunitárias.

O projeto ‘Dança para as infâncias’, de Patrícia Abreu, prevê a criação de um vídeo dança para a infância, com aulas de dança e jazz para crianças entre sete a 12 anos de idade, a ser publicado no Instagram e Facebook, tendo a casa como espaço de convívio e de realizações das atividades interrompidas devido à crise sanitária provocada pela pandemia do covid.

Divulgação/ACS GHD
Os projetos foram aprovados no chamamento público nº 002/2020 - Edital José Lopes Sobrinho, realizado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Fundo Municipal de Cultura e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura de Ipatinga.

O Hibridus Dança sempre esteve presente nas discussões de políticas públicas para a cultura e nas pautas de questões sociais, propondo e provocando encontros como a Conversa sobre Guerra Midiática Contra a Arte, que deu origem a virada cultural de Ipatinga, e o Desvio Cultural, em parceria com todos os artistas e agentes sociais da cidade.

Composto pelos artistas da dança Luciano Botelho e Wenderson Godoi, e as colaboradoras Jany Francisca e Patrícia Abreu, o grupo vem se adequando ao tempo de pandemia. Em 2020, através do Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga (ENARTCi), lançou duas convocatórias em apoio aos artistas locais, que criaram vídeos para ocupar as plataformas digitais do grupo e de seus patrocinadores, Usiminas e Aperam do Brasil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário