26 de novembro, de 2020 | 16:55

Prefeito eleito de Ipaba faz planos para o começo do novo governo

Alex Ferreira
Juninho da Saúde: ''Vencemos a disputa acirrada com base no trabalho que desenvolvi nos últimos oito anos, em dois mandatos como vereador, associado ao apoio do atual prefeito, Geraldo da Farmácia''Juninho da Saúde: ''Vencemos a disputa acirrada com base no trabalho que desenvolvi nos últimos oito anos, em dois mandatos como vereador, associado ao apoio do atual prefeito, Geraldo da Farmácia''

O prefeito eleito de Ipaba, Gilberto Pereira Soares Júnior (PSC), o Juninho da Saúde, confirma que já está em andamento a transição de governo. Eleito com 56,19% dos votos (5.811), contra 43,81% (4.530 votos) do concorrente, José Vieira (DEM), Juninho explica que não há qualquer dificuldade na transição. O prefeito eleito afirmou em entrevista ao Diário do Aço, nessa quinta-feira (26), que saiu vencedor de uma campanha eleitoral densa, com uma figura tradicional da política na cidade. “Tenho por mim que, quando se trabalha, as coisas ficam mais fáceis. Vencemos a disputa acirrada com base no trabalho que desenvolvi nos últimos oito anos, em dois mandatos como vereador, associado ao apoio do atual prefeito, Geraldo da Farmácia”, afirmou.

Uma das ações já nos primeiros dias de governo será em relação ao enfrentamento da pandemia de covid-19. Ipaba tinha, até meados de novembro, cerca de 500 casos confirmados de covid-19, com 13 óbitos atribuídos aos efeitos da doença em pacientes. Juninho, que já foi Diretor de Saúde do município, afirma que a situação requer atenção. “Andaram dizendo que durante a campanha eleitoral a pandemia acabou. Isso não procede, a contaminação nunca parou e requer atenção e seriedade no seu trato. Vamos seguir todas as orientações que forem repassadas ao município, o isolamento social e medidas sanitárias permanecem mais importantes que nunca”, alertou.

Infraestrutura

Além da sede do município, o distrito de Vale Verde e os povoados, principalmente Boachá, já na atual administração passaram a receber a pavimentação e, segundo Juninho, o que não for concluído terá solução em seu governo. “A expectativa é que 80% das ruas sejam pavimentadas até o fim do governo atual. Em Boachá as três principais ruas estão sendo pavimentadas. E tem mais a fazer. No dia 4 de dezembro teremos uma reunião, em Mariana, com representantes da Samarco Mineração, para definir investimentos no saneamento e infraestrutura na cidade”, destacou.

Em relação ao Distrito Industrial, em processo de instalação na entrada de Ipaba, Juninho explicou que há um atraso, em função de uma questão judicial. A área reservada ao distrito foi invadida por sem-teto. Para reaver o terreno, a então proprietária, Cenibra, teve que entrar com uma representação na Justiça e falta o julgamento do mérito. Por causa da pendência, a implantação do distrito ainda não foi efetivada como deveria. O prefeito eleito reconhece que a geração de emprego e renda é hoje uma das demandas mais urgentes da cidade. “Se não gerarmos empregos continuaremos na mesma situação em que estávamos hoje, sem desenvolvimento”, reconhece.

O município de Ipaba pertence ao Colar Metropolitano do Vale do Aço e tem cerca de 19 mil habitantes (estimativa IBGE 2020) e IDH 0,665, considerado médio. Por ficar a 21 quilômetros de Ipatinga, uma parcela considerável da mão de obra da cidade é empregada em Ipatinga.

Na área da Educação, Juninho explicou que os servidores municipais aguardam, há 30 anos, o plano de carreira. Ele se comprometeu com a regularização durante a campanha eleitoral e pretende levar adiante o planejamento, assim como a implantação da Escola de Tempo Integral.

Penitenciária

Em relação aos impactos sociais e econômicos com a presença da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, Juninho explicou que nunca houve qualquer tipo de benefício ou compensação ao município. Pelo contrário, até o lixo produzido na unidade precisa ser recolhido pelo município e encaminhado ao aterro sanitário localizado em Santana do Paraíso, gerando mais despesas. “Como vereador, eu já tinha tratado desse assunto com o atual prefeito. Vamos procurar os representantes do Estado de Minas Gerais e discutir uma solução para, pelo menos, reduzir os impactos negativos gerados com a unidade”, destacou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Lopes

26 de novembro, 2020 | 20:28

“Parabéns Juninho da Saúde, nosso prefeito eleito para o próximo pleito em Ipaba. Estou muito feliz por essa vitória e parabéns ao meu amigo e ex colega de trabalho Alex Ferreira, pelo profissionalismo na entrevista!”

Envie seu Comentário