26 de novembro, de 2020 | 15:49

Eleitores de quatro cidades mineiras voltam às urnas no domingo

Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba terão 2º turno na eleição para a Prefeitura

No próximo domingo (29), cerca de 1 milhão e 277 mil eleitores mineiros votarão para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em quatro cidades de Minas Gerais: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Nesses municípios, nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos válidos no 1º turno das Eleições 2020, por isso, será necessária uma nova votação, com os dois candidatos mais bem colocados em cada cidade disputando a preferência dos eleitores.

Conheça o perfil dos quatro municípios mineiros com 2º turno nas eleições municipais.

No 2º turno, a votação também será das 7h às 17h, sendo que o período das 7h às 10h é preferencial para os eleitores a partir dos 60 anos. Outras regras do 1º turno continuam válidas, incluindo o uso obrigatório de máscaras de proteção nos locais de votação, a recomendação de o eleitor levar sua própria caneta e ir votar sozinho e a não utilização da biometria para identificar os eleitores.

Uma recomendação muito importante é que os eleitores – principalmente os que não votaram no 1º turno ou que tiveram dificuldades para localizar a seção eleitoral – chequem com antecedência o local de votação, evitando transtornos do domingo. Essa consulta pode ser feita no e-Título, pelo Disque-Eleitor (148), no site do TRE ou pelo chatbot do TSE no WhatsApp (telefone +55 61 9637-1078).

Justificativa

O eleitor desses quatro municípios que estiver fora do domicílio eleitoral poderá justificar a ausência no próprio dia 29, no aplicativo e-Título. Quem não justificar no dia da votação e quem deixar de votar por outros motivos terá até o dia 28 de janeiro de 2021 para fazer a justificativa. Nesse período, a justificativa poderá ser feita no e-Título ou no sistema Justifica, e é necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência. Os eleitores que não votarem e não justificarem ficarão em situação irregular perante a Justiça Eleitoral e precisarão pagar uma multa de R$3,51.

e-Título

O TSE informou que os eleitores que ainda não têm o aplicativo no smartphone devem fazer o download até as 23h59 do sábado (28). Quem já tem o e-Título instalado deve atualizá-lo.

Saiba mais informações sobre o e-Título.

Visitas do presidente do TRE

No domingo (29), o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE, irá a três das quatro cidades mineiras que terão 2º turno. Os deslocamentos serão feitos em um avião da Polícia Militar e terão a seguinte ordem: Governador Valadares, Juiz de Fora e Contagem. Em cada uma dessas cidades, o presidente vai visitar um local de votação para acompanhar a movimentação de eleitores e o trabalho dos mesários. Ele não irá a Uberaba por questões de logística dos deslocamentos e por causa das condições climáticas previstas para domingo.

Confira outras orientações para o 2º turno das Eleições 2020.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mauricio

27 de novembro, 2020 | 15:16

“Veja bem, Eugênio Silva.
Governador Valadares: 213.886 eleitores
Ipatinga 174.327 eleitores

Segundo turno somente nas cidades acima de 200 mil eleitores.

Ipatinga (265.409 habitantes) não é maior que Governador Valadares (281.046 habitantes IBGE 2020).”

Eugênio Silva

27 de novembro, 2020 | 14:40

“Porque não têm segundo turno em Ipatinga,sendo Ipatinga maior quê Governador Valadares???”

Envie seu Comentário