26 de novembro, de 2020 | 14:22

O caminho pós-eleitoral é o da unidade

Celinho Sinttrocel *

“Conclamo a todos os prefeitos e vereadores eleitos, independentemente de coloração partidária, a discutirmos o tema e nos mobilizarmos pela aprovação do PDDI-Vale do Aço”

A ampla maioria dos municípios brasileiros encerrou suas disputas eleitorais no dia 15 de novembro. Das 95 cidades com possibilidade de realização de segundo turno, a população de 57 voltará às urnas no próximo domingo. Dessas, quatro em Minas Gerais: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba.

O resultado eleitoral mais geral aponta na direção de valorização da atividade política em todos os níveis. O discurso que a acusava de ser uma atividade menor e sem sentido perdeu espaço e cedeu lugar para o reconhecimento da impossibilidade da vida em sociedade sem uma forte ação política.

Alertados pelo Papa Francisco, “envolver-se na política é uma obrigação para um cristão... devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum», é a partir desta reflexão que temos que entender os resultados das urnas e as perspectivas futuras.

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) possui 336.453 eleitores, o que representa 2% do eleitorado mineiro, que hoje é de aproximadamente 15 milhões. Assim, o Vale do Aço, para além de seu destaque na economia, é uma das regiões politicamente mais importantes do Estado.

Nas quatro cidades da Região Metropolitana, a população elegeu prefeitos de partidos diferentes: Coronel Fabriciano PSDB, Ipatinga PSL, Santana do Paraíso Avante e Timóteo PSB.

Para as câmaras municipais destas cidades, junto com as de Belo Oriente e Caratinga, foram eleitos 90 vereadores de 22 partidos diferentes. Longe de criticar a positiva diversidade política e ideológica que floresceu nas eleições, esta pluralidade tem que ser saudada e colocada a serviço de nossa população.

Sendo assim, é urgente a convocação do conjunto das forças políticas, dos prefeitos e dos vereadores, sem prejuízo de suas particularidades e identidades, a se unificarem em defesa das diferentes pautas e demandas do Vale do Aço.

Encerrado o período eleitoral é preciso esfriar ânimos, baixar a bola e encontrar os espaços comuns necessários para defender os interesses democráticos e populares na região. Quem saiu vitorioso deve saber de seu lugar e abrir-se ao diálogo e quem não foi eleito deve reconhecer o seu papel de contribuir na luta pelo atendimento dos reclames regionais.

A unidade de ação da sociedade civil e da sociedade política e a mobilização regional poderão nos colocar em condições favoráveis na busca por melhores dias. Esta articulação é ainda mais importante se levarmos em conta que todos os órgãos e instâncias de estudos apontam para a piora das condições de vida do povo e o agravamento da crise socioeconômica – o que impactará diretamente todos os municípios.

A política pública mais eficaz, e aquela que tem potencial de enfrentamento da crise, é a promoção do desenvolvimento econômico e um dos aspectos fundamentais do desenvolvimento é o planejamento.

Um dos instrumentos indispensáveis para um crescimento sustentável é o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) do Vale do Aço. O PDDI, elaborado pelo Unileste, identificou as deficiências e potencialidades da RMVA e estabeleceu políticas públicas e metas para os próximos anos.

Por isso, apresentei a Proposta de Lei Complementar (PLC) 50/2020 que visa a aprovação do PDDI do Vale do Aço pela Assembleia. E proponho que o projeto seja um dos pontos de partida para a construção e a unificação de um movimento regional em defesa do crescimento, do emprego e do desenvolvimento social.

Conclamo a todos os prefeitos e vereadores eleitos, e aqueles que não lograram a eleição, independentemente de coloração partidária, a discutirmos o tema e nos mobilizarmos pela aprovação do PDDI-Vale do Aço.

Parabenizo a todas as pessoas que participaram do processo eleitoral, a todos os candidatos e candidatas que apresentaram seus nomes e suas propostas para a disputa e, em especial, aos vereadores e prefeitos eleitos.

* Deputado Estadual
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

27 de novembro, 2020 | 11:51

“Diante da fragilidade que vivemos na política do dia-a-dia fico refletindo sobre o futuro que caminha a humanidade com o grau de descompromisso dos políticos cada vez mais preocupados em somente aparecer na mídia com discursos vazios e sem conteúdos.”

Envie seu Comentário