EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

26 de novembro, de 2020 | 11:10

‘Boca de Ouro’ em Ipatinga

Escola Municipal de Artes Cênicas lança websérie na internet

A Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC), de Ipatinga, teatralizou e vai apresentar nos próximos dias, pela internet, o trabalho intitulado ‘Boca de Ouro’.

A websérie foi baseada na obra do dramaturgo e cronista esportivo pernambucano Nelson Rodrigues, e foi viabilizada por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), é dividida em dez capítulos.

Divulgação/Secom PMI
Atividades da EMAC são mantidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de IpatingaAtividades da EMAC são mantidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga
A trama
‘Boca de Ouro’ é a história de um temido e respeitado bicheiro, figura quase mitológica no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, durante os anos 1950.

Sua ambição, amores e pecados despertam a curiosidade de uma dupla de repórteres sensacionalistas, que, após a sua morte, procuram uma ex-amante do contraventor para colher material para escrever uma matéria sobre a vida dele. Nada se sabia sobre o Boca de Ouro, a não ser muitas versões de seus crimes horrendos.

Conforme a história se desenvolve, novos fatos, delitos e tragédias vêm à tona, mostrando as muitas e diferentes personalidades do protagonista, o que incluía apelidos estranhos como Drácula de Madureira ou Rasputin Suburbano.

De presencial a virtual
Inicialmente, a ideia era montar um espetáculo presencial. Porém, devido às medidas de prevenção da pandemia da Covid-19 adotadas ao longo do ano de 2020, os atores e o diretor da Emac optaram por ressignificar todo o trabalho, adaptando diálogos e outros detalhes ao novo formato.

Divulgação
A websérie foi gravada respeitando o distanciamento social, com reprodução programada para as plataformas digitais (Instagram, Zoom e Google Meet).

Produção

“Quando a pandemia começou, não sabíamos quanto tempo iria durar. Sendo assim, propus aos alunos que trabalhássemos na construção de personagem e decoração do texto. Mas à medida que o tempo foi passando, vimos que o período restritivo imposto pelo vírus seria prolongado. Conversei muito com os atores e a produção para ver como podíamos fazer o espetáculo acontecer”, explica Pedro Barroso, diretor da série.

Após longas conversas e exaustivas reuniões, a equipe decidiu reinventar e adaptar o trabalho que vinha sendo ensaiado presencialmente. E assim nasceu a websérie ‘Boca de Ouro’.

“Esse trabalho é um experimento e ao mesmo tempo um desafio para mim e para os atores, pois tudo se torna novidade ao adotar essa linguagem. Estou satisfeito com o resultado”, acrescenta Pedro Barroso.

Exibição

A estreia da websérie ‘Boca de Ouro’ será na próxima terça-feira, 1º de dezembro, às 20h, pelo canal da Escola Municipal de Artes Cênicas de Ipatinga no Youtube - canal do YouTube da EMAC Ipatinga. Os capítulos serão apresentados de segunda a sexta-feira, sempre às 20h, até o dia 14 de dezembro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário