Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de novembro, de 2020 | 10:00

IFMG Ipatinga oferecerá 72 vagas em processo seletivo para curso técnico

Arquivo DA
No campus IFMG Ipatinga são oferecidos os cursos técnicos em Automação  Industrial e em EletrotécnicaNo campus IFMG Ipatinga são oferecidos os cursos técnicos em Automação Industrial e em Eletrotécnica

O Instituto Federal Minas Gerais (IFMG) publicou, nesta quarta-feira (25), os editais do Processo Seletivo 2021 para ingresso de novos alunos no 1º semestre letivo do próximo ano em seus campi, dentre eles, em Ipatinga. Nesse ano, devido à pandemia, ao invés da tradicional aplicação de provas, será feita a análise do desempenho escolar dos inscritos. Já para os cursos de graduação, as regras não mudam: as notas do Enem serão usadas na classificação. Os editais podem ser conferidos no site www.ifmg.edu.br.

Atualmente, o IFMG Ipatinga oferece os cursos técnicos em Automação Industrial e em Eletrotécnica, ambos integrados ao Ensino Médio, sendo que cada um ofertará 36 vagas, um total de 72. Já no nível superior, é oferecido o curso de Engenharia Elétrica no IFMG Ipatinga, com 40 vagas.

Momentos

Outra mudança no processo seletivo deste ano diz respeito à oferta de cursos e vagas, que foi dividida em dois momentos. Nesta primeira oferta, 15 dos 18 campi do IFMG estão participando. As vagas previstas nos editais publicados são para Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves e São João Evangelista. Em uma segunda oferta, com data ainda a ser definida, será a vez dos campi de Ouro Preto, Sabará e Santa Luzia.

Inscrição para cursos

A oferta do ensino técnico no IFMG envolve duas modalidades: o curso chamado de Técnico Integrado ao Ensino Médio é para alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental; já o curso Técnico Subsequente, também chamado de pós-médio, é voltado para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação profissional. No edital deste Processo Seletivo, estão disponíveis 2.059 vagas em 48 cursos dos campi do IFMG.

Documentos

Os estudantes interessados em ingressar nos cursos técnicos integrados deverão providenciar, junto às escolas, documento que comprove o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos que desejam entrar em um curso técnico subsequente deverão apresentar, no ato de inscrição, documento contendo as notas em Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. A classificação será processada a partir da média simples das notas obtidas nas duas disciplinas. O link de inscrições estará disponível para acesso a partir do dia 7 de dezembro, no site www.ifmg.edu.br.

Graduação

No caso do vestibular dos cursos de graduação, a seleção será realizada com o aproveitamento das notas de uma das últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018, 2019 ou 2020). Do total de 1.621 vagas, metade será ofertada no Processo Seletivo, já as demais vagas serão disponibilizadas via SISU. O início das inscrições está previsto para 7 de dezembro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alyce Gomez

26 de novembro, 2020 | 17:21

“Caro editor,
Li sua notícia, e achei muito interessante essa oportunidade para os alunos do ensino médio poderem ter um processo seletivo disponível para eles quando estiverem estudando. Essas 72 vagas mesmo, sendo pouco, já seria um enorme avanço, devido ao fato de muitos alunos não saberem no que querem se formar na faculdade, e com esse processo seletivo eles podem já ter uma ideia de que é aquele curso técnico que ele quer aprofundar ou não. O que eu não fui muito de acordo foi a questão de só ter apenas duas opções de cursos para fazer a prova aqui em Ipatinga. Tirando esse detalhe achei muito boa mesmo a proposta de terminar o Ensino Fundamental e entrar no Ensino Médio já tendo um curso técnico.”

Envie seu Comentário